Açoriano Oriental
Central de Fukushima prepara-se para chegada do tufão Vongfong
A central nuclear de Fukushima prepara-se para a chegada do poderoso tufão Vongfong, que tocou terra hoje no sul do Japão, face à previsão de que irá alcançar a central na terça-feira.
Central de Fukushima prepara-se para chegada do tufão Vongfong

Autor: Lusa/AO online

 

A operadora Tokyo Electric Power (TEPCO) informou hoje que instalou condutas na parte superior dos tanques que acumulam água contaminada e blindou e aumentou a altura dos diques para evitar os transbordos causado pelas chuvas.

Como medida preventiva, face ao que se considera ser o maior tufão do ano no Japão, a operadora indicou que haverá funcionários a patrulhar as instalações a toda a hora para evitar fugas e o aumento do já enorme volume de água contaminada que se acumula nos porões da central de Fukushima.

A Agência de Meteorologia do Japão informou hoje que o tufão, que se move a 35 quilómetros por hora, tocou terra de manhã na ilha de Kyushu e que na madrugada de terça-feira poderá chegar a Tóquio e dirigir-se mais tarde em direção a nordeste, onde se encontra a central.

As autoridades nipónicas advertiram para a ocorrência de chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terras e pediram à população para que se mantenha alerta devido aos fortes ventos e ondas.

Até ao momento, foram registados 52 feridos em nove províncias do país como consequência dos acidentes provocados sobretudo pelos fortes ventos e chuvas torrenciais.

O Vongfong chega apenas uma semana depois do Phanfone, que atingiu uma grande parte do arquipélago, deixando um rasto de nove mortos.

A central nuclear de Fukushima, atingida pelo sismo seguido de tsunami, em março de 2011, acumula toneladas de água contaminada em mais de mil tanques.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados