Açoriano Oriental
Centeno responde a dúvidas do PSD sobre crescimento português em 2017

Mário Centeno lembrou esta quarta-feira que, pela primeira vez, o crescimento português convergiu com o da zona euro, depois de ser questionado pelo eurodeputado José Manuel Fernandes sobre a possibilidade de Portugal ficar abaixo da média europeia este ano.

Centeno responde a dúvidas do PSD sobre crescimento português em 2017

Autor: Lusa/AO online

No primeiro “diálogo económico” de Centeno com a comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu desde que assumiu a presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), o eurodeputado social-democrata confrontou o ministro das Finanças com as previsões da Comissão Europeia, que estimam que Portugal vá crescer menos do que a média europeia este ano.

“O que é que o presidente do Eurogrupo recomenda ao Governo e ao ministro das Finanças de Portugal para inverter a situação?”, inquiriu José Manuel Fernandes, que é o coordenador do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão de Orçamentos do PE.

“Eu, enquanto presidente do Eurogrupo, recomendaria a todos os países da área do euro manterem o excelente trabalho que tem sido feito em cada um desses países no sentido de promover a estabilidade das contas públicas, a estabilidade do sistema financeiro e a melhoria da competitividade da área do euro”, começou por responder Centeno.

O ministro das Finanças prosseguiu recordando que, neste momento, decorre “o mais prolongado período de crescimento da área do euro, de que todos os países estão a beneficiar, incluindo Portugal, que pela primeira vez neste processo converge com a área do euro em 2017”.

Centeno, que defendeu que “as previsões são o que são”, enfatizou que, quer enquanto ministro das Finanças, quer enquanto presidente do Eurogrupo, ficaria “muito contente se todos os países crescessem de forma tão robusta como parece que vai acontecer, incluindo Portugal”.

Insatisfeito com a resposta do presidente do Eurogrupo, José Manuel Fernandes repetiu a questão, mas viu o moderador dar a palavra a outro eurodeputado.

Na sua condição de presidente do Eurogrupo, Mário Centeno encontra-se em Bruxelas desde segunda-feira, tendo presidido nesse dia aos trabalhos do fórum de ministros das Finanças da zona euro, participando no dia seguinte num debate sobre o "semestre europeu" no Parlamento Europeu, onde regressou hoje para o "diálogo económico" com os deputados da comissão de assuntos económicos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados