Açoriano Oriental
Centenas de portugueses viajam para Roma para canonização de João Paulo II
Pelo menos 800 mil peregrinos são esperados no próximo fim de semana em Roma para as cerimónias de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, que contarão com a participação de algumas centenas de portugueses.
Centenas de portugueses viajam para Roma para canonização de João Paulo II

Autor: Lusa/AO Online

 

Francisco Moura, diretor de turismo religioso da Geostar, disse à agência Lusa que a empresa vai levar às canonizações cerca de 300 pessoas, um número que, admitiu, ficou abaixo das expectativas que tinha para este evento.

"Esperávamos mais de acordo com o que aconteceu há quatro anos com a beatificação de João Paulo II. Na altura houve maior procura e sobretudo um maior entusiasmo no sentido de [as pessoas tomarem] decisões mais rápidas", disse Francisco Moura.

"Naturalmente tem a ver com o problema económico, as pessoas gostaria de ir, mas há outros valores. A crise económica afetou" a procura”, acrescentou.

Segundo Francisco Moura, enquanto para as cerimónias da beatificação os lugares disponibilizados pela agência esgotaram imediatamente, agora a reserva de lugares foi mais demorada.

Ainda assim, disse Francisco Moura, a Geostar conseguiu vender todos os lugares que tinha disponíveis, ressalvando que se a procura o justificasse poderiam ter pedido mais.

Francisco Moura lembrou ainda que esta é uma época turística "super-alta" em Itália, onde segundo disse, são esperados milhares de peregrinos, na sua maioria polacos.

A Geostar organiza tradicionalmente viagens de turismo religioso em parceria com a agência Ecclesia.

A pastoral dos Jovens da Arquidiocese de Braga organizou também uma deslocação ao Vaticano que contará com a participação de cerca de 350 pessoas, disse à agência Lusa Alberto Gonçalves, coordenador da pastoral.

A viagem será feita de autocarro e os lugares já estão esgotados, disse Alberto Gonçalves, adiantando que o facto de serem canonizados dois papas e um deles ser João Paulo II "motivou muitos jovens a participar".

O preço a viagem (170 euros) também atraiu muita gente, acredita Alberto Gonçalves, que diz continuar a receber telefonemas diários a perguntar sobre se ainda há lugares disponíveis.

Os quatro voos diários que a Transportadora Aérea Nacional (TAP)tem para Itália "estão praticamente esgotados" para o período entre a Páscoa e o início de maio, disse à Lusa fonte da empresa.

A mesma fonte explicou, no entanto, que tal não é "diretamente imputável à canonização" porque "tradicionalmente" o turismo entre Portugal e a Itália é "muito forte neste período".

A Conferência Episcopal Portuguesa não tem estimativas sobre o número de portugueses que poderão participar nas cerimónias, mas adianta que "muitos peregrinos de Portugal irão a Roma por esta ocasião" em grupos particulares ou organizados por paróquias.

O bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, e o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, são alguns dos representantes da Igreja portuguesa que irão a Roma para as canonizações.

Os papas João XXIII e João Paulo II serão proclamados santos pelo papa Francisco no domingo, numa cerimónia que decorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será concelebrada por cerca de mil cardeais e bispos e mais de 700 sacerdotes.

Para a cerimónia são esperadas 61 delegações oficiais e pelo menos 800 mil peregrinos, segundo números das autoridades de Roma.

O papa emérito Bento XVI foi convidado para a celebração, mas a sua presença ainda não foi confirmada.

O relicário de João Paulo II será o mesmo usado na beatificação e será realizado um igual para João XXIII. Depois da missa, será possível venerar os túmulos dos dois novos santos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados