Açoriano Oriental
Centenas de pessoas numa mega aula de yoga por uma “globalização justa”
Centenas de pessoas participaram hoje, Dia Mundial do Yoga, numa mega aula no estádio José Martins Vieira, em Almada, por uma “globalização justa, sem a qual não se alcançará a paz”.

Autor: Lusa/AO Online

Jorge Veiga e Castro, ou Jagat Guru Amrta Súryánanda, grande mestre do yoga e Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, disse aos jornalistas que “este é um dia de grande importância para a humanidade”.

“Neste momento o problema da humanidade é a guerra e o derramamento de sangue. Toda a gente adora a paz mas ela não existe. Precisamos de paz, estamos a propor paz. O mundo está a gostar e está a aderir”, afirmou.

O Dia Mundial do Yoga assinala-se, desde 2001, a 21 de junho, no solstício de verão, e comemora-se, caso não coincida com um domingo, no domingo seguinte.

A iniciativa foi de Portugal, que “esteve à frente de uma outra globalização, 500 anos depois dos descobrimentos”.

“Propusemos à ONU e à UNESCO em 2001 a criação de um dia sem derramamento de sangue em todo o mundo. O primeiro feriado mundial, numa data comemorada por todos os povos”, acrescentou o mestre.

Todos os anos, explicou, “este dia tem um tema inspirador porque o yoga tem por detrás um conjunto de princípios muito importantes”. Este ano, a bandeira é “a globalização justa”, porque “se não houver justiça a guerra não pára”.

Durante a manhã, a Confederação Portuguesa de Yoga atribuiu o prémio Sérgio Vieira de Mello, com que destaca o trabalho de uma individualidade da sociedade civil portuguesa. Este ano o prémio foi atribuído ao ex Presidente da República Mário Soares.

“A gratidão é muito importante para nós e a memória também”, afirmou o mestre, justificando a escolha deste ano: “Pelo tipo de vida – com democracia – que ele nos proporcionou e que temos hoje. Pelo que lutou quando ainda não era conhecido, pelos momentos difíceis que passou”, disse.

Outra constante da data é a prática do yoga, em que todos participam: “Não fica ninguém na bancada a assistir. Todos participam para poderem evoluir”, garantiu.

Espalhados pelo campo de futebol de relva sintética, entre chapéus de sol, tendas, toalhas e colchões, estão centenas de pessoas. Há jovens, idosos e famílias com crianças.

A Mega Aula do Yoga Avançado é dada pela Diretora do Pashupati e vice-presidente da Confederação Portuguesa de Yoga, Sandra Xavier.

Os exercícios são feitos à medida das capacidade de cada um. Ninguém se arrepende de ter vindo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados