Açoriano Oriental
Centenas de peregrinos já esperam em Fátima para ver Bento XVI
Centenas de peregrinos estão já acampados nos parques de estacionamento de Fátima, aguardando a chegada de quarta feira, para verem o papa Bento XVI, que visita o santuário entre 12 e 14 de maio.
Centenas de peregrinos já  esperam em Fátima para ver Bento XVI

Autor: Lusa/AO Online

"Há três anos viemos só no dia 12 e não tínhamos lugar para pôr carro, onde dormir, não tínhamos nada. Então viemos uma semana de férias", disse à agência Lusa Ana Carvalho, de Mogadouro, Bragança, encostada à tenda que é a sua casa desde a passada sexta feira e há de continuar a sê-lo até quinta feira, depois da missa a que preside o papa no Santuário.

"Se a gente vem mais tarde já não conseguimos [lugar]", acrescentou a peregrina, reconhecendo que "custa um bocadinho" ficar na tenda, mas justificando a opção por razões económicas.

No carro que transportou Ana e o marido até Fátima também veio o fogão, uma televisão e a comida, das batatas ao pão caseiro.

"O que for necessário comprar vamos ao mercado", explicou, adiantando que este tipo de alojamento beneficia da proximidade de muitas outras pessoas, conhecidas ou não, e não faltam convites para comer na tenda ou nas auto-caravanas ao lado, fazendo do verbo partilhar um dos mais conjugados no local.

Do papa, Ana Carvalho espera uma mensagem de paz e esperança no futuro, enquanto Abílio Oliveira, de Matosinhos, deseja que a marca de Bento XVI no santuário seja de simplicidade e harmonia, apontando, a este propósito, o seu antecessor.

O peregrino, que acabava de chegar de uma viagem a pé de 240 quilómetros com um grupo de 14 pessoas, montava as tendas para descansar as dores do corpo e, logo depois, fazer-se a um novo caminho, este mais curto, de uma centena de metros, até ao santuário.

Para Abílio Oliveira é a fé que o faz peregrinar a Fátima e, se antes vinha "pelo outro papa", desta vez vem por Bento XVI porque "por este também é preciso".

Já Américo Tavares, de Lourosa, encostado à sua auto-caravana - a sua casa durante 15 dias - explicou que foi esse o período de férias que tirou para participar na peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio.

Esta rotina tem vários anos, admitiu Américo Tavares, adiantando que repete-se mais duas vezes por ano, não por promessa, mas devido ao gosto de estar em Fátima, reconhecendo que, desta vez, a presença do papa não é indiferente.

"Já agora que estamos aqui, juntamos o útil ao agradável", contou quem trouxe a casa às costas.

"Temos tudo preparadinho para não nos faltar nada", comentou.

"Trago a casa comigo", disse, por seu turno, um vizinho de Américo Tavares no parque de estacionamento.

Virgílio Mouta, de Aveiro, que envergava um boné onde colocou um lenço com a imagem de Bento XVI, disse que a viagem a Fátima é sinónimo de fé.

"É a fé que nos move", salientou, enquanto a mulher estende a roupa num estendal improvisado na auto-caravana.

Noutra viatura em frente, um casal holandês saboreia um café, numa espécie de esplanada que aproveita os raios de sol.

O casal, que partiu da Holanda a 06 de abril, parou em Fátima por causa da "Igreja e de Maria", explicou à agência Lusa Ria van Keulen, explicando que é o papa a motivar o prolongamento da estadia antes da partida para o Porto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados