Açoriano Oriental
Censo anual de milhafres nos dias 28 e 29 de março
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 28 e 29 de março o X Censo de Milhafres/Mantas nos Açores e na Madeira, numa iniciativa que pretende contribuir para avaliar o estado da população da desta ave de rapina diurna, que nidifica em ambos os arquipélagos.
Censo anual de milhafres nos dias 28 e 29 de março

Autor: Ana Carvalho Melo

O censo realiza-se todos os anos desde 2006 e pretende mobilizar dezenas de voluntários, a quem compete a recolha de dados sobre os avistamentos das aves.
A ação de voluntariado, promovida pela SPEA, decorrerá em simultâneo nos dois arquipélagos. Em termos taxonómicos, no arquipélago dos Açores ocorre a subespécie Buteo buteo rothschildi, vulgarmente conhecida como milhafre, enquanto que, no arquipélago da Madeira, a manta corresponde à subespécie Buteo buteo harterti. Em território continental ocorre a subespécie Buteo buteo búteo, sendo conhecida como águia-de-asa-redonda.

Para participar neste censo não é necessário ter conhecimentos científicos específicos, bastando conseguir identificar a ave. O censo apela, por isso, à cidadania ambiental (ou Citizen Science), propondo a participação dos cidadãos num projecto científico que visa a obtenção de mais dados sobre as populações de milhafres e mantas existentes nos Açores e Madeira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados