Açoriano Oriental
Cemitério de navios naufragados encontrado ao largo de arquipélago grego
Quarenta e cinco navios naufragados, alguns com milhares de anos, foram descobertos ao largo de um arquipélago grego, um dos sítios arqueológicos subaquáticos mais ricos do Mediterrâneo, divulgaram as autoridades gregas.

Autor: Lusa/AO online

Além dos destroços encontrados nos últimos dois anos ao largo das ilhas Fourni, no Mar Egeu, os investigadores também observaram âncoras e centenas de objetos de cerâmica, anunciou o Ministério da Cultura da Grécia.

Cerca de 23 navios afundados foram encontrados em 2016, com outros 22 descobertos do ano anterior, incluindo naufrágios da época romana, bem como durante o período arcaico (800-480 a.C.).

O arquipélago de Fourni, com cerca de 1.000 habitantes, é composto por doze pequenas ilhas.

Os objetos de cerâmica e âncoras são considerados uma "prova de navegação e de comércio fora do arquipélago, que inclui portos naturais e quilómetros de costa," afirmando que "foi um entreposto comercial marítimo".

Entre as descobertas de 2016 estão um navio da era romana que transportava ânforas e tinha partido do Mar Negro, enquanto ourtro foi datado entre o terceiro e o quarto século e partiu das colónias romanas no norte de África.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados