Açoriano Oriental
Eleições
CDU quer nova nova fábrica da COFACO e remodelação da LactoPico
O líder do PCP/Açores e cabeça de lista às eleições regionais, Aníbal Pires, defendeu hoje a necessidade de construção de uma nova fábrica da COFACO no Pico e a remodelação da fábrica de laticícnios da LactoPico.
CDU quer nova nova fábrica da COFACO e remodelação da LactoPico

Autor: LUSA/AOnline

O dirigente comunista e candidato a deputado nas eleições legislativas do próximo dia 14, visitou hoje as duas unidades fabris, situadas nos concelhos da Madalena e Lajes, respetivamente, que laboram ambas em situações precárias.

No seu entender, “é preciso criar melhores condições” para a transformação das conservas e dos produtos lácteos na ilha do Pico, sobretudo na COFACO, que labora em instalações antigas e com equipamentos ultrapassados.

No caso da LactoPico, a situação é ainda mais caricata, porque aquela unidade fabril opera em instalações relativamente recentes, inauguradas há cerca de uma dezena de anos, mas que revelam muitas “falhas” estruturais.

O edifício não foi bem concebido e os equipamentos já estão obsuletos”, advertiu Aníbal Pires, que afirma não ter dúvidas de que houve “erros na concessão da fábrica”, que provocam, por exemplo, “desperdícios diários de água e de energia eltétrica”.

O líder do PCP/Açores manifestou também a sua preocupação em relação à “situação financeira complexa” da LactoPico, que segundo referiu, terá uma dívida à banca superior a 2 milhões de euros.

Para o líder dos comunistas açorianos, a dívida da LactoPico resulta de uma “luta político-partidária” no seio da Associação de Agricultores do Pico, que acabou por originar “situações desagradáveis”.

Aníbal Pires visitou ainda uma empresa do setor privado e estabeleceu contatos com simpatizantes e apoiantes das listas da CDU no Pico.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados