Açoriano Oriental
CDS questiona Governo sobre grupo de trabalho anunciado em 2013 para criar 'hub' logístico na Praia da Vitória
O CDS-PP/Açores questionou o Governo Regional sobre as conclusões de um grupo de trabalho anunciado em 2013 e destinado à criação de uma plataforma logística no Porto da Praia da Vitória.
CDS questiona Governo sobre grupo de trabalho anunciado em 2013 para criar 'hub' logístico na Praia da Vitória

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

Segundo Artur Lima, passados quatro anos, não são conhecidos os resultados da iniciativa anunciada pelo secretário regional dos Transportes, Vítor Fraga, para "fazer todos os desenvolvimentos a nível do projeto, quer na parte operacional, quer na parte económica, para que o Porto da Praia da Vitória se torne um verdadeiro 'hub' atlântico de transporte de carga marítima de e para a Europa".

Nesse sentido, o líder regional centrista entregou um requerimento na Assembleia Legislativa dos Açores, no qual questiona o executivo açoriano sobre a data em que foi criado o grupo de trabalho, o número de reuniões que realizou, as personalidades auscultadas e os estudos ou projetos encomendados.

A bancada parlamentar do CDS-PP perguntou ainda a que conclusões chegou o grupo de trabalho e que utilização deu o Governo Regional a essas conclusões.

"Que diligências tem vindo o Governo dos Açores a realizar no sentido de concretizar, na prática, a sua 'intenção de criar um 'hub' atlântico que potencie a distribuição de carga de e para a Europa'", questionou.

Artur Lima lembrou que em julho de 2013, aquando do anúncio da criação do grupo de trabalho, o secretário regional dos Transportes previa que a plataforma logística pudesse atingir um volume de distribuição de carga na ordem dos 2 milhões de contentores de 20 pés, por ano, entre a Europa e a América do Norte, que podia ascender a 3 milhões se fosse utilizado também pela América Latina e África.

De acordo com o que foi anunciado em 2013 por Vítor Fraga, o grupo de trabalho seria constituído pelo diretor regional dos Transportes, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, um representante da subsecretaria regional da Presidência para as Relações Externas, um representante da Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores e um representante da empresa Portos dos Açores.

O líder regional do CDS-PP salientou ainda que meses antes deste anúncio, o secretário regional tinha-se reunido com a Comissária Europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Maria Damanaki, dando-lhe conta da intenção do Governo Regional de criar na Praia da Vitória um 'hub' atlântico, que potenciasse a distribuição de carga de e para a Europa, e comprometendo-se a fazer todos "os estudos económicos necessários para a viabilidade do projeto".

A Lusa questionou fonte da Secretaria Regional dos Transportes, que remeteu esclarecimentos para a resposta ao requerimento no parlamento açoriano.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados