Açoriano Oriental
CDS/PP quer orçamento participativo para que cada ilha escolha projetos
O líder do CDS/PP nos Açores e candidato a deputado nas eleições regionais, Artur Lima, anunciou ontem que vai propor um orçamento participativo que permita aos cidadãos a escolha dos projetos prioritários.
CDS/PP quer orçamento participativo para que cada ilha escolha projetos

Autor: Lusa / AO online

 

Falando no final de uma visita às Termas do Carapacho, no âmbito de uma visita à ilha Graciosa integrada na campanha para as eleições legislativas regionais, Artur Lima lembrou que este é um ”projeto inédito na região”, que visa dar “voz e poder de decisão” aos açorianos.

O Governo guardaria uma percentagem do seu orçamento para financiar os projetos propostos pelos cidadãos e pelas instituições de cada ilha, explicou o líder dos centristas açorianos, acrescentando que os projetos seriam depois colocados a votação, para que cada ilha escolhesse a sua obra preferencial.

No seu entender, este orçamento participativo, que já existe em alguns países europeus, e mesmo em concelhos como o de Lisboa ou de Cascais, permitiria resolver problemas como aquele que se verifica atualmente nas Termas do Carapacho.

O Governo Regional recuperou a termas, mas recusa-se a financiar a contratação de um médico reumatologista para acompanhar as pessoas que procuram aquela infraestrutura, exemplificou.

Com a introdução do orçamento participativo, se os residentes entendessem que essa contratação era uma iniciativa prioritária, o Governo teria de financiá-la, explicou Artur Lima.

Na sua opinião, esta é uma forma de “despolitizar as instituições”, colocando “os cidadãos como atores e decisores” do destino a dar aos dinheiros públicos.

A medida inovadora só será aplicada, no entanto, se o CDS/PP tiver uma palavra a dizer no futuro governo regional que sair das eleições regionais de 14 de outubro, acrescentou o dirigente centrista.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados