Açoriano Oriental
CDS-PP indica 23 de outubro como "o melhor dia" para as eleições dos Açores
O CDS-PP indicou hoje 23 de outubro como "o melhor dia" para a realização das eleições nos Açores, embora não exclua a possibilidade do ato eleitoral ocorrer no dia 16.
CDS-PP indica 23 de outubro como "o melhor dia" para as eleições dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

 

"O nosso entendimento é que o melhor dia para as eleições será o dia 23 de outubro, embora o dia de 16 também é certamente uma possibilidade a ter em conta. Mas, a nossa preferência é de dia 23", disse a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, em declarações aos jornalistas no final de um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que está a ouvir os partidos com assento parlamentar na Assembleia Legislativa Regional dos Açores com vista à marcação das eleições no arquipélago.

Lembrando que a descontinuidade territorial dos Açores obriga a uma "campanha eleitoral intensa", com muitas viagens, Assunção Cristas defendeu a necessidade de "se dar tempo" que "diste dos momentos de férias" e também dos momentos de festas populares, como aqueles que ocorrem em São Miguel e na ilha Terceira, no fim-de-semana de 08 e 09 de outubro.

O CDS-PP foi o quarto partido que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ouviu com vista à marcação das eleições nos Açores, depois de ter recebido na terça-feira o PPM, que indicou o dia 16 de outubro, o PCP, que disse preferir dia 09, e o BE, que apontou os dias 09 ou 16 de outubro como "as datas mais aconselháveis".

Esta tarde, o chefe de Estado irá ainda ouvir o PSD e o PS.

De acordo com a lei eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, "o Presidente da República marca a data das eleições dos deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores com a antecedência mínima de 60 dias", em caso de eleições ordinárias, como serão as próximas.

"As eleições realizam-se, normalmente, entre o dia 28 de setembro e o dia 28 de outubro do ano correspondente ao termo da legislatura", refere ainda a legislação.

Nas últimas eleições regionais, a 14 de outubro de 2012, o PS elegeu 31 dos 57 lugares na Assembleia Legislativa dos Açores, enquanto o PSD, o maior partido na oposição, conquistou 20 mandatos. O CDS tem três deputados no parlamento regional, enquanto BE, PCP e PPM conseguiram um mandato cada.

Nos Açores, onde o PS governa há 20 anos, há nove círculos eleitorais, coincidentes com cada uma das ilhas, e um círculo regional de compensação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados