Açoriano Oriental
CDS-PP/Açores responsabiliza Governo Regional por atraso nas obras de entreposto frigorífico
A deputada do CDS-PP/Açores Ana Espínola disse hoje que os pescadores de São Jorge estão a registar enormes perdas devido a atrasos nas obras no entreposto frigorífico do porto das Velas.

Autor: Lusa/Ao Online

Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional, Ana Espínola pede explicações ao Governo Regional, do PS, sobre uma obra que foi anunciada em 2014, mas que nunca chegou a avançar, sendo esta uma necessidade com vários anos.

A parlamentar requereu, com caráter de urgência, que o executivo açoriano lhe remeta uma cópia do projeto e indique a razão da demora do início concurso e qual a data prevista para a abertura do mesmo.

Ana Espínola lembrou que, em junho de 2014, o secretário Regional dos Recursos Naturais, à data com o pelouro das Pescas, afirmou, na ilha de São Jorge, que a empreitada de melhoria e ampliação do entreposto frigorífico das Velas estava inscrita na Carta Regional de Obras Públicas (CROP), prevista para o primeiro semestre de 2015, para “responder às pretensões" dos pescadores e armadores da ilha.

Na altura, acrescentou, o projeto estaria em fase de conclusão.

Ana Espínola adiantou que, com a revisão da CROP, o início da obra passou a estar previsto para o segundo semestre de 2015, além de ter inscrita no Plano e Orçamento da região para este ano uma verba de 553 mil euros.

O presidente da Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge, António Laureno, explicou que a gestão do entreposto frigorífico do porto das Velas é assegurada há cerca de dez anos pela cooperativa na sequência de um protocolo em vigor com a Lotaçor, sociedade anónima que gere as lotas dos Açores.

António Laureno referiu que existem atualmente 37 barcos de pesca na ilha e um total de 200 pescadores, que geram cerca de 500 mil euros anuais para a economia de São Jorge e dos Açores.

A Lusa tentou obter uma reação da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia ao requerimento da deputada centrista, mas não obteve resposta.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados