Açoriano Oriental
Cavalos reconhecem emoções e diferentes expressões humanas
Os cavalos podem reconhecer as diferenças expressões faciais humanas e distinguir emoções como a alegria e a raiva, segundo um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra.
Cavalos reconhecem emoções e diferentes expressões humanas

Autor: Lusa/AO online

No estudo, cujos resultados foram publicados hoje na revista ‘Biology Letters’, os investigadores analisaram a reação de 28 cavalos depois de lhes apresentarem fotografias com a face de um homem que mostrava tanto sentimentos positivos como negativos.

A codiretora da investigação, Amy Smith, explicou que “o principal resultado foi descobrir que (os cavalos) vêem (as expressões de raiva) através do seu olho esquerdo”.

Como em todos os cérebros de mamíferos, a informação que recebem por esta via ocular transmite-se ao hemisfério direito, que é responsável pelo tratamento dos “estímulos negativos”.

Os cientistas também descobriram que o ritmo cardíaco dos animais aumenta de forma significativa quando estes são expostos às expressões de raiva ou irritação.

Também descobriram que outras espécies, como os cães, percebem as ações negativas através do olho esquerdo.

Segundo Smith, os cavalos manifestam uma “resposta mais forte diante de expressões negativas do que positivas”, devido a importância que atribuem “ao reconhecer as possíveis ameaças ao seu redor”.

Para os investigadores, o reconhecimento das emoções nas pessoas está ligado à domesticação, que permitiu aos cavalos adaptarem-se e interpretarem a conduta de homens e mulheres.

Os investigadores afirmaram que os seus resultados demonstram o impacto que o comportamento humano tem sobre esses animais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados