Açoriano Oriental
Cavaco Silva termina roteiro da "inovação"
O Presidente da República termina hoje a segunda jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, uma iniciativa destinada a mostrar exemplos de sucesso e inovação numa das regiões mais periféricas do país, a Beira Baixa.

Autor: Lusa/AO On line

Segundo fonte oficial da Presidência da República, os concelhos do distrito de Castelo Branco a visitar por Cavaco Silva têm em comum a circunstância de as respetivas economias dependerem ainda significativamente do sector primário e enfrentarem simultaneamente os "problemas da interioridade".

A deslocação à Beira Baixa dará, por isso, atenção a setores como o agroalimentar, a inovação nos domínios empresarial, cultural, florestal e no mundo rural, bem como as iniciativas que se manifestaram capazes de contrariar o efeito do "afastamento dos grandes centros" com a "revalorização dos recursos existentes".

Depois de ter visitado sexta-feira vários bons exemplos empresariais e científicos, hoje o dia é dedicado à inovação no mundo rural.

Cavaco Silva começa o dia no centro de interpretação do Parque Natural do Tejo Internacional, em Castelo Branco (concebido pela empresa tecnológica YDreams), seguindo para o Hospital de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia da Idanha-a-Nova (Hospital Dr. Aprígio Meireles), especializado em fisioterapia de recuperação.

A cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa, uma boa experiência na área do associativismo, e o Geopark Naturtejo, que se destaca na área da "inovação ambiental e patrimonial", na "valorização de recursos naturais para atração turística e valorização de recursos próprios", são as paragens seguintes do Roteiro.

O almoço será servido na aldeia de Janeiro de Cima, integrada no projeto Rede das Aldeias do Xisto, uma iniciativa turística e de preservação da cultura e do património do mundo rural beirão que envolve 16 Municípios da Região Centro e mais de 70 operadores privados que atuam no território.

Sob o lema "Floresta: preservação e inovação", Cavaco Silva visita na tarde de sábado uma empresa de exploração de Madeiras em Oleiros (PINORVAL), uma Central Termoelétrica a Biomassa Florestal na Sertã (PALSER) e, já em Proença-a-Nova, um Centro de Ciência Viva da Floresta.

Na sessão de encerramento, que decorre num hotel de Castelo Branco, o Presidente da República irá condecorar personalidades que se têm distinguido localmente na área da inovação

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados