Açoriano Oriental
Cavaco Silva recebe hoje em Madrid Prémio Nueva Economia Fórum 2011
O presidente da República, Cavaco Silva, recebe hoje em Madrid o Prémio Nueva Economia Fórum 2011 à Coesão Social e ao Desenvolvimento Económico, em reconhecimento dos laços históricos que unem Portugal e Espanha.
Cavaco Silva recebe hoje em Madrid Prémio Nueva Economia Fórum 2011

Autor: Lusa/AO Online

A cerimónia, que decorre no Teatro da Zarzuela, foi adiada de 2011 por coincidir com as eleições antecipadas em Portugal e coincide agora com a entrega da edição 2012 do galardão ao presidente italiano Giorgio Napolitano.

Cavaco Silva é esperado em Madrid cerca das 14:00 (13:00 em Lisboa) tendo agendado um almoço com empresários portugueses na Embaixada de Portugal em Madrid, segundo explicaram fontes diplomáticas.

Às 19:00 (18:00 em Madrid) está prevista a cerimónia de entrega do prémio, que será presidida pelo rei espanhol Juan Carlos e onde deverão discursar os três chefes de Estado. Os galardões serão apresentados pelo presidente do Congresso de Deputados, Jesús María Posada.

Cerca de 1.400 pessoas participam na cerimónia, entre elas os presidentes do Senado, Tribunal Constitucional, Conselho General del Poder Judicial, Conselho de Estado, vários ministros, presidentes de regiões autónomas espanholas e a presidente da câmara de Madrid, Ana Botella.

Concedido à Presidência portuguesa, na pessoa do chefe de Estado, o galardão pretende "expressar o reconhecimento dos laços históricos que a sociedade espanhola sente relativamente ao povo português".

Reconhece ainda "os decididos passos dados por Portugal e Espanha para a sua integração na Europa, destino e futuro partilhados, e para a cooperação no desenvolvimento da Ibero-américa", explica a ata de concessão do prémio.

Em edições anteriores dos prémios – instituídos em 2033 - já foram reconhecidos com o galardão, entre outros, Durão Barroso, Herman Van Rompuy e Lula da Silva.

Na quarta-feira Cavaco Silva preside - com o rei espanhol Juan Carlos e com o presidente italiano - no Palácio Real de El Pardo, nos arredores de Madrid, ao VIII Encontro da Cotec Europa.

O presidente da República deverá partir de Madrid cerca das 18:00 (17:00 em Lisboa) de quarta-feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados