Açoriano Oriental
Cavaco defende valorização do potencial do país em várias frente
O Presidente da República defendeu hoje a valorização do potencial de Portugal “em várias frentes”, incluindo a militar, alertando que a redução da capacidade das Forças Armadas tem historicamente coincidido com o aumento das vulnerabilidades.
Cavaco defende valorização do potencial do país em várias frente

Autor: Lusa/AO Online

“Nos tempos que correm, a segurança e a afirmação de um Estado não podem ser prosseguidas de forma isolada. Exigem, no quadro das alianças internacionais, uma aposta crescente na segurança cooperativa e na diversificação das dependências, mas não dispensa a valorização dos recursos, capacidades e competências que lhe são próprios”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia militar do 10 de junho, que decorre em Faro.

Por isso, sublinhou, deve-se “valorizar o potencial do País em várias frentes, incluindo a militar”.

“Importa ter presente que a redução da capacidade das Forças Armadas tem historicamente coincidido com o aumento das vulnerabilidades nacionais e o enfraquecimento da voz de Portugal no concerto das nações, como Estado soberano e independente”, salientou, considerando que “a preservação da operacionalidade das nossas Forças Armadas é, sem dúvida, um superior interesse da Nação”.

Na presença do primeiro ministro, do ministro da Defesa, entre outras entidades civis e militares, o Presidente da República assinalou a forma como as Forças Armadas continuam a cumprir as suas missões com competência e dedicação, mesmo numa “conjuntura difícil e exigente”, tendo sempre conseguido alcançar elevada credibilidade e prestígio.

Cavaco Silva lembrou, a propósito, alguns dos teatros onde as Forças Armadas têm operado, nomeadamente no Afeganistão, numa “missão que comporta riscos significativos”, nos mares da Somália, no Líbano e na região dos Balcãs.

A cooperação técnico militar realizada desde os anos 90 com os países africanos de língua oficial portuguesa e com Timor-Leste foi, igualmente, destacada pelo chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas, que lembrou os mais de cinco mil quadros militares dos países de língua portuguesa formados em Portugal nos últimos 20 anos.

Contudo, acrescentou Cavaco Silva, “as Forças Armadas não esgotam as suas capacidades em missões internacionais” e estendem-se a sua ação “às ameaças e os riscos que possam afetar a segurança dos Portugueses, no exterior e no interior das nossas fronteiras” e ao apoio às populações.

Por exemplo, notou, em fevereiro, na altura do temporal na Madeira, “foram inexcedíveis a disponibilidade e a prontidão da resposta que os militares deram às solicitações que lhes foram apresentadas”.

“Nas horas mais difíceis, os Portugueses sabem que podem contar com as Forças Armadas”, frisou.

Na sua intervenção, o Presidente da República deixou ainda uma nota à criação do Comando Conjunto das Forças Armadas, que está agora em implementação, fazendo votos para que conduza “à necessária agilização de procedimentos e a maior eficácia no seu emprego conjunto”.

“A excelência do ensino e da formação dos quadros das Forças Armadas, compreendendo uma sólida formação ética e comportamental, é uma prioridade a que a implementação da reforma do Ensino Superior Militar deverá permitir dar uma resposta adequada”, defendeu.

Por outro lado, continuou, a reforma da Saúde Militar “é uma exigência da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes e da manutenção de uma capacidade ajustada às necessidades operacionais de emprego e projeção de forças”.

Cavaco Silva falou ainda dos antigos combatentes, considerando que o seu exemplo de vida deve “ser fonte de inspiração e de motivação”.

“Militares, exorto o vosso patriotismo, esclarecido e voluntário, para que continuem dispostos a lutar por Portugal, cumprindo as missões que vos são atribuídas como o têm feito até agora: com elevado sentido do dever, com profunda devoção e com a maior honra”, disse.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados