Clima

Catástrofes alertam para efeitos das mudanças climáticas

Catástrofes alertam para efeitos das mudanças climáticas

 

Lusa / AO online   Internacional   10 de Ago de 2010, 12:26

Entre canícula, seca e inundações, os acontecimentos excepcionais que se desenrolam este verão, da Rússia ao Paquistão, remetem para as perspectivas sombrias dos efeitos futuros das mudanças climáticas.
Os climatólogos interrogados pela agência noticiosa AFP recusam correlacionar as catástrofes que atingem a Federação Russa, o Paquistão, a China ou a Europa de Leste, argumentando com a falta de histórico.

Mas todos as consideram “coerentes” com as conclusões do Grupo Intergovernamental de Peritos sobre as Mudanças Climáticas (GIEC).

“São acontecimentos que se reproduzem e se intensificam num clima perturbado pela poluição dos gases com efeito de estufa”, adianta Jean-Pascal Van Ypersele, vice-presidente do GIEC.

“Os acontecimentos extremos são uma das maneiras pelas quais as mudanças climáticas se tornam dramaticamente perceptíveis”, acrescentou.

A Agência dos Estados Unidos para os Oceanos e a Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) assegura que o planeta nunca esteve tão quente como no primeiro semestre de 2010.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.