Açoriano Oriental
Casal McCann presente no julgamento de proibição de venda de livro de Gonçalo Amaral
Kate e Gerry McCann estarão presentes terça-feira, em Lisboa, no início do julgamento da providência cautelar de proibição de venda do livro "Maddie - A Verdade da Mentira", de Gonçalo Amaral, disse hoje à Lusa fonte ligada à família inglesa.

Autor: Lusa / AO online

O casal McCann regressa a Portugal para assistir à audiência na 7.ª Vara do Tribunal Cível de Lisboa, depois de a 11 de Dezembro passado ter comparecido no Palácio da Justiça para a primeira sessão do julgamento, adiada para 12 de Janeiro por doença do advogado de Gonçalo Amaral, António Cabrita.

O julgamento, em que a defesa de Gonçalo Amaral, ex-inspector da Polícia Judiciária (PJ), autor do livro, vai apresentar oposição à argumentação da família McCann, prosseguirá nos dias seguintes, 13 e 14 de Janeiro, também com início às 9:30.

No processo, Kate e Gerry McCann, representados pela advogada Isabel Duarte, alegam que o livro «Maddie - A Verdade da Mentira" e o vídeo com o mesmo título divulgam a tese de Gonçalo Amaral, considerada por eles insustentável, de envolvimento dos pais de Madeleine no seu desaparecimento.

Por isso, pediram ao tribunal a retirada do mercado, embora com carácter provisório, do livro e do vídeo produzido após documentário exibido na TVI.

A este processo, em que além do ex-agente da PJ são visadas a editora "Guerra & Paz", a produtora Valentim de Carvalho e a TVI, por divulgação da tese de Gonçalo Amaral, está anexa a acção principal, em que a família McCann reclama protecção de direitos, liberdades e garantias.

Os pais da criança inglesa desaparecida em 03 de Maio de 2007 do quarto de um apartamento num aldeamento turístico na Praia da Luz, no Algarve, apresentaram outra acção contra Gonçalo Amaral, com a acusação de declarações consideradas difamatórias, na qual pedem uma indemnização de, pelo menos, 1,2 milhões de euros.

No âmbito deste processo, foi pedida uma medida cautelar de arresto de bens, concretizado parcialmente e a aguardar cumprimento de diligências para a sua conclusão.

O livro "Maddie - A Verdade da Mentira" foi publicado em 2008 e lança a suspeita de que os pais da criança inglesa, que se encontrava de férias com os pais e os irmãos na Praia da Luz, terão participado na ocultação do cadáver.

Na qualidade de coordenador do Departamento de Investigação Criminal da PJ de Portimão, Gonçalo Amaral integrou a equipa de investigadores que tentou apurar o que aconteceu a Madeleine.

Kate e Kerry McCann, que sempre mantiveram a posição de que Maddie foi raptada, foram constituídos arguidos em Setembro de 2007.

No entanto, o casal inglês foi ilibado em Julho de 2008 por falta de provas para sustentar a hipótese avançada pelo inquérito de morte acidental da menina.

O Ministério Público acabou por arquivar o processo, que poderá ser sempre reaberto se surgirem novos dados considerados consistentes sobre o desaparecimento da criança.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados