Açoriano Oriental
Casa Branca insta Atenas e UE a procurarem compromisso
A Casa Branca exortou os dirigentes da União Europeia e os da Grécia a tentarem encontrar um compromisso para permitir a Atenas permanecer na Zona Euro, um dia após a vitória do 'não' à austeridade no referendo grego.
 Casa Branca insta Atenas e UE a procurarem compromisso

Autor: Lusa/AO online

 

"O referendo terminou, mas a nossa opinião continua a mesma", disse Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, considerado que é do interesse das duas partes encontrar uma solução "que permita à Grécia continuar na Zona Euro".

"A tarefa com que os dirigentes europeus se confrontam continua a ser a mesma", insistiu.

Earnest instou as duas partes "a chegarem a acordo sobre um conjunto de reformas e um financiamento que permitam à Grécia avançar na direção de uma gestão durável da sua dívida, mas também de crescimento económico".

Enquanto aguardam a cimeira crucial do eurogrupo marcada para terça-feira, os líderes europeus encontram-se hoje divididos quando à retoma das negociações com Atenas, que está mais que nunca em situação de emergência financeira.

Depois de ter celebrado a vitória do 'não', que obteve 61 por cento dos votos no referendo de domingo sobre as condições do resgate propostas pelos credores internacionais, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, quis unir o país, tendo pela primeira vez convocado os dirigentes dos partidos da oposição para redigirem um documento conjunto para apresentar ao eurogrupo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados