Açoriano Oriental
Casa Branca diz que Obama não fixou data para pôr termo aos ataques aéreos
O Presidente dos Estados Unidos, que ordenou ataques aéreos dirigidos contra posições 'jihadistas' no norte do Iraque, não fixou a data final desta operação militar, indicou 'a Casa Branca.
Casa Branca diz que Obama não fixou data para pôr termo aos ataques aéreos

Autor: Lusa/AO online

 

“O Presidente não fixou a data específica para o final [da operação]”, declarou Josh Earnest, porta-voz do executivo norte-americano, antes de precisar que “está excluído um conflito militar prolongado que envolva os Estados Unidos” e reafirmar que não serão enviadas tropas terrestres norte-americanas para a região.

Interrogado sobre os motivos que impeliram Obama a intervir no Iraque, quando recusou a tomar idêntica medida na Síria, Earnest estabeleceu uma diferença entre as duas situações e disse que o exército norte-americano respondeu a um pedido do governo iraquiano.

“É uma diferença significativa”, sublinhou.

“A segunda coisa é que o exército americano e os serviços de informações americanos possuem uma boa visibilidade da situação no terreno no Iraque”, prosseguiu.

Dois caças-bombardeiros norte-americanos lançaram hoje bombas de 250 quilos sobre uma peça de artilharia móvel do Estado Islâmico (EI), que visou forças curdas em Erbil, anunciou o porta-voz do Pentágono, contra-almirante John Kirby.

Foi a primeira vez que os Estados Unidos se envolveram diretamente no Iraque desde a retirada das suas tropas, no final de 2011.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados