Forças iraquianas lançam o maior ataque contra Estado Islâmico dos últimos meses


 

Lusa/ AO Online   Internacional   18 de Out de 2015, 10:27

O exército iraquiano e grupos paramilitares xiitas estão a avançar para o norte do país, naquela que é considerada a maior ofensiva contra o grupo extremista Estado Islâmico dos últimos meses, revelaram hoje responsáveis militares.

Depois de conquistar aos jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico a maior parte da cidade de Baiji, uma encruzilhada estratégica localizada a 200 quilómetros a norte da capital Bagdade, o exército iraquiano e os seus aliados continuaram a avançar para norte, ao longo da estrada que vai para Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, que está nas mãos do Estado Islâmico desde junho de 2014.

As forças pró-governamentais alcançaram a cidade de Zawiya e disseram que querem recuperar a cidade de Al-Charqat, mais a norte.

"Os militares iraquianos estão a sitiar as aldeias de Zawiya e Msahak", localizadas 25 quilómetros a norte de Baiji, informou um alto funcionário militar na província de Salaheddin, citado pela agência de notícias francesa AFP.

A recuperação do controlo destas duas aldeias permitiria isolar os bastiões do Estado Islâmico a leste do Tigre, como é o caso da cidade de Hawija.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.