Açoriano Oriental
Carta de aristocrata que sobreviveu ao Titanic vendida por 12 mil dólares
Uma carta de uma indignada aristocrata britânica, que sobreviveu ao naufrágio do navio Titanic, em 1912, foi arrematada em leilão por 11.875 dólares (cerca de 10.300 euros), anunciou a leiloeira norte-americana que fez a venda.
Carta de aristocrata que sobreviveu ao Titanic vendida por 12 mil dólares

Autor: Lusa/AO online

 

Lucy Duff-Gordon, alvo de indignação pública depois de ter escapado do navio num bote salva-vidas quase vazio, escreveu uma carta de duas páginas em Londres, um mês após o desastre.

“Que amável da sua parte enviar-me, desde Nova Iorque, um telegrama de simpatia pela nossa segurança”, escreveu a estilista a um amigo.

“Pela forma como temos sido tratados por Inglaterra quanto ao nosso regresso parece que salvarmo-nos não foi a coisa certa que fizemos!!! Não é vergonhoso?.”, lê-se na carta.

A casa de leilões RR Auction, que frequentemente vende objetos do Titanic, esperava que a carta valesse 6.000 dólares no leilão, que decorreu na quinta-feira em Boston, depois de uma semana de ofertas através da internet.

“Continuamos fascinados pela tragédia do Titanic e vamos prosseguir assim durante muitos anos”, disse o vice-presidente da empresa, Bobby Livingston.

Duff-Gordon, de 48 anos, e o seu marido, Cosmo Duff-Gordon, com 49 anos, viajavam em primeira classe na viagem inaugural do Titanic, entre Southampton, Inglaterra, e Nova Iorque, nos Estados Unidos. O casal foi alvo de críticas quando se soube que o bote salva-vidas em que escaparam transportava apenas 12 pessoas, incluindo sete membros da tripulação, apesar de ter capacidade para 40 pessoas.

Cerca de 1.500 pessoas morreram quando o Titanic naufragou, a 15 de abril de 1912, depois de embater contra um icebergue, naquela que permanece como a mais romanceada tragédia marítima de sempre.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados