Açoriano Oriental
Carlos Costa será indigitado governador do banco de Portugal na segunda feira
Carlos Costa será indigitado como novo governador do Banco de Portugal no próximo dia 07 de junho, sucedendo a Vítor Constâncio que passou a vice-presidente do Banco Central Europeu depois de 10 anos consecutivos a liderar a instituição.

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o Ministério das Finanças, Teixeira dos Santos dará posse a Carlos Costa na próxima segunda feira no salão nobre do ministério, pelas 09:00.

O economista Carlos Costa, que desempenhou previamente o cargo de vice presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), foi nomeado governador do Banco de Portugal a 23 de abril, tendo uma vasta experiência no setor bancário e na integração de Portugal na Comunidade Europeia.

Com a ida de Vítor Constâncio para a vice presidência do Banco Central Europeu –onde tem entrada prevista para hoje - Carlos Costa regressa a Portugal, depois de três anos no Luxemburgo.

Com 60 anos, licenciou-se em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 1973, a mesma que deu o diploma ao ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.

O economista foi também membro do conselho de administração e diretor executivo da Caixa Geral de Depósitos entre 2004 e 2006 e ocupou idêntico cargo no Banco Nacional Ultramarino (BNU) e no Banco Caixa Geral (Espanha).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados