Açoriano Oriental
Cáritas Portuguesa entregou 25 mil euros a projeto de apoio a estudantes sírios no Líbano
A Cáritas Portuguesa contribuiu com 25 mil euros, para um projeto que apoia estudantes sírios no Líbano, valor correspondente a 24% do projeto global de educação da Cáritas no Líbano, anunciou hoje a organização.
Cáritas Portuguesa entregou 25 mil euros a projeto de apoio a estudantes sírios no Líbano

Autor: Lusa/AO Online

 

O projeto contribui para melhorar a educação de 200.000 crianças sírias, reabilitando instalações escolares das zonas mais vulneráveis, em que apenas 36% das crianças, com idades entre os seis e os 14 anos, frequentam a escola.

"O valor foi angariado pela Cáritas na campanha nacional 10 Milhões de Estrelas, durante o mês de dezembro de 2015", com contribuições da população, adianta a Cáritas Portuguesa.

Neste projeto, a Cáritas Portuguesa e a Cáritas do Líbano vão contribuir para melhorar a educação de muitas crianças, reabilitando instalações escolares das zonas mais vulneráveis, sendo que, no total, "70 crianças irão beneficiar diretamente do apoio da Cáritas Portuguesa".

A Cáritas Portuguesa, que visitou o campo de refugiados Moussa Al Jassen, no vale de Beqaa, a poucos quilómetros da fronteira síria, afirma que existe uma evidente "necessidade de ocupar e educar as crianças dos campos".

Apenas 52% das crianças, com idades entre os seis e os 14 anos de idade, frequentam atualmente a escola, sendo que, na zona onde o projeto será implantado (Beqaa), este valor é menor (36%), estando apontadas como causas para o absentismo escolar o trabalho infantil e o custo da educação.

A Cáritas Portuguesa acrecenta ainda que se deslocou, na passada semana, ao Líbano, a convite do padre Paul Karam, presidente da Cáritas do Líbano, "numa visita que cumpriu vários objetivos: visitar os projetos apoiados no vale de Beqaa, participar no Encontro de Parceiros Internacionais da Cáritas do Líbano e assinar o novo Memorando de Entendimento para o projeto apoiado pela Campanha 10 Milhões de Estrelas de 2015".

A Cáritas, em Portugal e no mundo, promove campanhas de solidariedade, que se destinam a "ajudar os mais pobres que sofrem", quer por desastres naturais ou por catástrofes humanas, como a organização recorda, e o seu trabalho é desenvolvido em colaboração com as Cáritas locais.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados