Açoriano Oriental
Cáritas inicia hoje peditório para apoiar milhares de pessoas carenciadas
A Cáritas Portuguesa inicia hoje o seu peditório anual para apoiar milhares de pessoas carenciadas, que decorrerá em todo o país até domingo, data em que a organização católica celebra o seu dia nacional.
Cáritas inicia hoje peditório para apoiar milhares de pessoas carenciadas

Autor: Lusa/AO Online

O peditório público, inserido na Semana Nacional da organização, que tem este ano como lema “Cáritas: Coração da Igreja no Mundo”, pretende contribuir para o trabalho que a Cáritas desenvolve junto dos mais pobres.

A Cáritas é uma instância para a ação social da Igreja católica destinada a “toda a gente que esteja em situação de necessidade, seja de que tipo for, e para todos os problemas”, disse à agência Lusa o presidente da instituição, Eugénio Fonseca, ressalvando que a organização não faz apenas assistência social.

“Há evidências neste país em como a Cáritas tem esta preocupação transformadora de não gerir apenas a situação em que se encontram os pobres, mas procurar que deixem de ser tão pobres, sobretudo aqueles que são pobres de uma forma muito agressiva, que é uma afronta aos direitos humanos, deixem de o ser, porque isso é possível”, defendeu.

Nos últimos anos, sublinhou, “os desafios foram enormes e a Cáritas, tendo consciência de que não fez tudo o que era preciso fazer, procurou empenhar-se ao máximo para que a esperança não fosse roubada e, mesmo assim, foi em muitos e em muitos corações da nossa gente que sofreu as consequências da austeridade imposta”.

O peditório nacional, que Eugénio Fonseca espera que chegue a “todas as ruas das cidades, vilas e aldeias” do país, é um importante contributo para apoiar o trabalho da Cáritas contra todas as formas de pobreza.

“Não é importante o valor material daquilo que se partilha é o sentido que se dá a essa partilha e estou plenamente convencido que se muitos derem pouco faremos muito” e “alcançaremos o muito que necessitamos”, sublinhou.

Segundo o presidente da Cáritas, o valor angariado destina-se a ajudar as “pessoas em situação de carência das localidades onde as dádivas são recolhidas”.

Para Eugénio Fonseca, este “deve ser um compromisso nacional, assumido por todos aqueles que procuram uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais fraterna. Um gesto de solidariedade e de corresponsabilidade”.

Em 2015, o Peditório Público da Cáritas angariou 300.098,92 euros que se destinaram a apoiar os mais de 160.000 beneficiários da Cáritas em todo o país.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados