Açoriano Oriental
Liga Europa
Cardozo vira resultado com duas grandes penalidades
O Benfica venceu hoje o Liverpool de Inglaterra, por 2-1, em encontro da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa de futebol, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa
Cardozo vira resultado com duas grandes penalidades

Autor: Lusa/AO online
O Benfica venceu hoje o Liverpool, no estádio da Luz, com dois golos de Cardozo de grande penalidade, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa em futebol, mas esteve a perder, por 1-0, quase 50 minutos.

Uma falha de marcação num lance de bola parada e falta de eficácia na finalização explicam a desvantagem do Benfica ao intervalo, perante um adversário que é uma equipa de “top” europeu, perante a qual não se pode cometer erros sob pena de se pagar um preço alto.

Decorriam dez minutos de jogo quando Gerrard, travado em falta por Maxi Pereira, que não teve pernas para o segurar, bateu o livre à entrada da área, sobre o flanco esquerdo do ataque inglês, rasteiro para a entrada da pequena área, onde surgiu Agger de calcanhar a finalizar, quando toda a gente estava à espera do cruzamento por alto.

O Benfica viu o espanhol Fernando Torres introduzir a bola pela segunda vez na baliza de Júlio César, noutro lance de bola parada, aos 38 minutos, mas este estaria em posição irregular quando o livre foi cobrado, levando o árbitro a não sancionar a jogada por indicação do auxiliar.

O Benfica sentiu notoriamente a falta do argentino Saviola, porque o seu compatriota Aimar não tem a mobilidade e a velocidade daquele e nunca conseguiu jogar tão perto de Cardozo quanto seria necessário.

Mesmo sentindo a falta de Saviola, o Benfica criou lances na primeira parte suficientes para chegar aos golos, mas o avançado paraguaio está numa fase de menor confiança, já bem perceptível no jogo com o Sporting de Braga para a Liga Sagres.

A falta de eficácia de Cardozo em lances de bola corrida não se estendeu aos lances das grandes penalidades, nos quais foi frio e contundente.

Aos 12, 18, 20 e 24 minutos, o Benfica criou boas oportunidades para empatar, mas falhou na finalização - Cardozo, por duas vezes, Ramires (de cabeça, após cruzamento milimétrico de Di Maria), uma e Aimar (isolado com passe de Carlos Martins) desperdiçaram-nas.

O jogo ficou marcado pela expulsão de Babel, aos 30 minutos, por agressão ao central brasileiro Luisão, que deixou o Liverpool a jogar em inferioridade numérica durante uma hora.

Quem se mostrou cauteloso e conservador foi Jorge Jesus, que só mexeu na equipa, aos 64 minutos, com a entrada de Nuno Gomes, já depois do Benfica ter restabelecido o empate, aos 59 minutos, por Cardozo, de grande penalidade (por indicação do assistente).

A alteração, que obrigou à saída de Maxi Pereira, derivando Ramires para lateral direito, não produziu efeitos prácticos, visto que o Benfica criou menos lances de perigo na segunda parte, num deles, aos 50 minutos, com Cardozo a falhar escandalosamente, de cabeça, o empate.

O caudal ofensivo do Benfica foi quebrando gradualmente, Jesus refrescou o meio campo trocando Carlos Martins, desgastado, por Ruben Amorim, mas o que garantiu a vitória ao Benfica foi uma explosão de Di Maria que redundou na segunda grande penalidade, assinalada pelo fiscal de baliza.

O segundo golo do Benfica foi precedido de um falhanço incrível de Fernando Torres, num lance de contra ataque, só com Júlio César pela frente, rematando ao lado do poste direito.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados