Açoriano Oriental
Saúde
Cardiologistas e dentistas aliam-se para prevenir doenças crónicas graves
Cardiologistas e dentistas vão estreitar a colaboração para melhor prevenirem doenças crónicas graves como os ataques cardíacos e as tromboses, nos termos de um protocolo assinado hoje no Porto entre as sociedades científicas que os representam.

Autor: Lusa/AO online
“Um leigo perguntará o que é que os dentes têm a ver com a hipertensão, mas o certo é que ambos concorrem para o desenvolvimento de doenças crónicas graves como os ataques cardíacos e as tromboses, para além de outras”, disse o presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), Fernando Pinto, ao justificar o protocolo.

O acordo, envolvendo a SPH e a Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes, resultará, em última instância, na melhoria do tratamento, “e sobretudo da prevenção”, de doenças cardiovasculares e outras patologias crónicas, sublinhou este cardiologista do Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira.

Na sequência da assinatura deste protocolo, as reuniões científicas de cada uma das sociedades vão contar a presença de representantes da homóloga.

Na prática clínica, esta colaboração “vai significar que o médico dentista estará mais atento à hipertensão e vai poder aconselhar melhor os seus doentes, não só no diagnóstico, mas também no tratamento da hipertensão”, explicou.

Ao mesmo tempo, acrescentou, “o médico que trata a hipertensão vai poder melhor também prevenir e estar alerta para as doenças dos dentes e das gengivas que vão agravar a patologia”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados