Açoriano Oriental
Cardeais reúnem no Vaticano com possibilidade de agendar eleição do novo papa
A sétima reunião para preparar o conclave que vai escolher o sucessor de Bento XVI começou esta sexta-feira às 8:30 de Lisboa, com todos os cardeais eleitores presentes e pronta para agendar o início da eleição.
Cardeais reúnem no Vaticano com possibilidade de agendar eleição do novo papa

Autor: Lusa/AO Online

A data do início do conclave só pode ser determinada depois de todos os cardeais estarem no Vaticano, como explicou o cardeal decano, Angelo Sodano, na carta enviada para chamar os eleitores do novo papa ao conclave.

O último cardeal a chegar a esta semana de congregações foi o vietnamita Jean Baptiste Pham Minh Man, tendo já participado na sexta reunião realizada na quinta-feira à tarde.

Os 115 cardeais eleitores, que irão entrar na Capela Cistina para escolher o próximo papa, encontram-se na Aula Nova do Sínodo para dar seguimento à congregação preparatória.

A reunião começou hoje às 09:30, hora local (08:30 em Lisboa), e é a sétima de cinco dias de encontros e de oito de ‘Sede Vacante’ (período antes da eleição do novo papa).

Nestas reuniões de preparação, estão também presentes cardeais com idade superior a 80 anos, embora estes não possam entrar no conclave por causa da idade.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, sublinhou na quinta-feira que os cardeais “não têm pressa” para fixar a data de início do conclave, uma vez que preferem prepará-lo de forma “séria e profunda”.

Antes de entrar na capela Cistina, os observadores do Vaticano, sobretudo os norte-americanos, querem saber mais sobre o escândalo Vatileaks, que aborda a publicação de documentos que desvendam intrigas e discórdias na Igreja.

Segundo estes observadores, citados pela Efe, existem também cardeais que desejam começar o conclave o mais rapidamente possível, devido à possibilidade de estalarem, durante estes dias, novos escândalos relativos a abusos e suposta corrupção.

Alguns cardeais, como o alemão Walter Kaser, indicaram ainda que, antes de entrar no conclave, é necessário que se conheçam melhor entre eles, já que muitos deles nunca se tinham visto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados