Açoriano Oriental
Cápsula espacial soviética vai ser leiloada na Bélgica
A empresa alemã Lempertz anunciou que vai leiloar a 07 de maio uma cápsula espacial da era soviética, datada dos anos 1970, que transportou três astronautas para o espaço.

Autor: Lusa/AO online

 

Segundo a Lempertz, este será o primeiro leilão do género na Europa, esperando-se que a cápsula atinja 1,4 milhões de euros de licitação.

“Foi desenvolvida durante a corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos, no âmbito da Guerra Fria”, indicou a leiloeira.

Uma empresa britânica foi a primeira a comprar a cápsula, que foi também utilizada numa curta missão não-tripulada em 1978 e, depois, para treinos, e, em seguida, decidiu vendê-la, entregando-a à Lempertz.

A cápsula foi alvo de um grande restauro, tendo sido removidos todos os vestígios das marcas de queimadura sofridas ao reentrar na atmosfera terrestre.

Com uma nova pintura branca, a cápsula mede cerca de 2,2 metros de altura e 2,8 metros de diâmetro, pesando quase duas toneladas.

Uma porta circular dá acesso ao estreito compartimento onde os astronautas se sentaram durante a viagem à volta da Terra.

A Lempertz indicou que está a organizar o leilão para marcar a abertura da sua filial em Bruxelas, com o objetivo de atrair as atenções com o altamente invulgar lote, conhecido como Vozvrashchayemi Apparat (VA), ou “cápsula de reentrada” em russo.

Além da cápsula, serão também leiloados os seus painéis de comando e dois fatos espaciais mais recentes, que se estima poderão alcançar os 60.000 euros cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados