Açores/Eleições

Candidatos visitam hoje instituições e realizam jantares comícios

Candidatos visitam hoje instituições e realizam jantares comícios

 

Lusa/AO Online   Regional   4 de Out de 2016, 06:04

O terceiro dia de campanha eleitoral para as regionais dos Açores vai ser marcado por visitas a instituições e jantares comícios nas várias ilhas do arquipélago por parte dos candidatos dos principais partidos.

 

Nos primeiros dois dias de campanha oficial para as eleições de 16 de outubro, os candidatos apresentaram algumas propostas para as ilhas que estão a visitar, reclamarem para si (CDS,PSD e PS) a entrada das companhias aéreas de baixo custo no arquipélago e os partidos da oposição fizeram apelos ao fim da maioria absoluta do Partido Socialista na região.

Hoje, o cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de São Miguel e líder regional socialista, Vasco Cordeiro, passa parte do dia na ilha da Graciosa, onde visita o empreendimento da Companhia Portuguesa de Algas e o projeto Younicos.

Vasco Cordeiro parte depois para a ilha de Santa Maria onde discursará num jantar comício.

A campanha do líder regional do PSD, Duarte Freitas, está hoje em Santa Cruz das Flores, na ilha das Flores, onde o candidato dos sociais-democratas visita o Centro de Saúde.

Duarte Freitas regressa à ilha de São Miguel, círculo pelo qual é cabeça de lista, para um jantar comício no pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel.

O Bloco de Esquerda anda pela Horta, na ilha do Faial, com a cabeça de lista por São Miguel, Zuraida Soares, a visitar o hospital local.

A caravana da CDU/Açores está nas Flores, onde o candidato e líder regional dos comunistas, Aníbal Pires, visita o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores.

Já o presidente do PPM e candidato pelo círculo eleitoral do Corvo, Paulo Estevão, está hoje na ilha mais pequena do arquipélago a visitar o percurso do roteiro de Carlos Nascimento, o corvino que foi o primeiro editor do escritor chileno Pablo Neruda.

O cabeça de lista do PAN – Pessoas-Animais-Natureza pelo círculo de São Miguel às eleições regionais dos Açores, Pedro Neves, que se estreia como candidato às regionais açorianas, visita o canil municipal de Ponta Delgada.

Para a votação de dia 16 estão inscritos cerca de 228 mil eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD, com 20 mandatos e o CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.