Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Candidatos visitam hoje instituições e realizam jantares comícios
O terceiro dia de campanha eleitoral para as regionais dos Açores vai ser marcado por visitas a instituições e jantares comícios nas várias ilhas do arquipélago por parte dos candidatos dos principais partidos.
Candidatos visitam hoje instituições e realizam jantares comícios

Autor: Lusa/AO Online

 

Nos primeiros dois dias de campanha oficial para as eleições de 16 de outubro, os candidatos apresentaram algumas propostas para as ilhas que estão a visitar, reclamarem para si (CDS,PSD e PS) a entrada das companhias aéreas de baixo custo no arquipélago e os partidos da oposição fizeram apelos ao fim da maioria absoluta do Partido Socialista na região.

Hoje, o cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de São Miguel e líder regional socialista, Vasco Cordeiro, passa parte do dia na ilha da Graciosa, onde visita o empreendimento da Companhia Portuguesa de Algas e o projeto Younicos.

Vasco Cordeiro parte depois para a ilha de Santa Maria onde discursará num jantar comício.

A campanha do líder regional do PSD, Duarte Freitas, está hoje em Santa Cruz das Flores, na ilha das Flores, onde o candidato dos sociais-democratas visita o Centro de Saúde.

Duarte Freitas regressa à ilha de São Miguel, círculo pelo qual é cabeça de lista, para um jantar comício no pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel.

O Bloco de Esquerda anda pela Horta, na ilha do Faial, com a cabeça de lista por São Miguel, Zuraida Soares, a visitar o hospital local.

A caravana da CDU/Açores está nas Flores, onde o candidato e líder regional dos comunistas, Aníbal Pires, visita o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores.

Já o presidente do PPM e candidato pelo círculo eleitoral do Corvo, Paulo Estevão, está hoje na ilha mais pequena do arquipélago a visitar o percurso do roteiro de Carlos Nascimento, o corvino que foi o primeiro editor do escritor chileno Pablo Neruda.

O cabeça de lista do PAN – Pessoas-Animais-Natureza pelo círculo de São Miguel às eleições regionais dos Açores, Pedro Neves, que se estreia como candidato às regionais açorianas, visita o canil municipal de Ponta Delgada.

Para a votação de dia 16 estão inscritos cerca de 228 mil eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD, com 20 mandatos e o CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados