Açoriano Oriental
Candidato socialista adverte que mar dos Açores "não está a saque"
O candidato socialista à presidência do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, defendeu hoje ser "fundamental" definir uma estratégia global para o mar dos Açores, avisando os que têm "sorrateiras intenções" de que os recursos existentes "não estão a saque".
Candidato socialista adverte que mar dos Açores "não está a saque"

Autor: Lusa / AO online

 

“O mar dos Açores não está a saque”, afirmou Vasco Cordeiro, num comício na Horta, Faial, frisando ser “muito importante tornar claro que este é um recurso açoriano, que deve beneficiar os açorianos”.

Vasco Cordeiro salientou que este “aviso” assume especial importância quando existe “o risco e a sorrateira intenção de fazer esquecer a importância dos Açores em matérias como a extensão da plataforma continental”.

“Estas tentativas não podem passar em claro”, afirmou, assegurando que, caso assuma a presidência do executivo regional na sequência das eleições de 14 de outubro, defenderá “até às últimas instâncias o direito dos açorianos de beneficiarem das riquezas do mar dos Açores”.

Num discurso perante centenas de pessoas que encheram o pavilhão do Fayal Sport Clube, o candidato socialista dedicou a maior parte do seu discurso ao mar e ao papel que a economia ligada ao oceano pode desempenhar para a criação de riqueza e emprego nos Açores.

Vasco Cordeiro destacou a importância de investimentos para melhorar os transportes marítimos, da consolidação da operação sazonal, do papel das indústrias ligadas ao mar e da exploração sustentável dos recursos pesqueiros, além do turismo náutico.

“Quero colocar os Açores numa posição de referência a nível nacional no turismo ligado ao mar na próxima década”, afirmou Vasco Cordeiro, que também pretende que a região seja “um exemplo europeu de sustentabilidade ambiental e de criação de emprego ligado ao mar”.

Para o candidato socialista, “é fundamental definir uma estratégia global para o mar dos Açores”, salientando que “assumir o mar como desígnio regional implica ter consciência e lucidez quanto à sua defesa”.

Vasco Cordeiro considerou ainda que o Faial deve assumir uma “posição de vanguarda” na execução deste desígnio regional, destacando a posição geoestratégica da ilha, mas também o potencial do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores para “alimentar, através da investigação, o aproveitamento comercial dos recursos” do mar do arquipélago.

“É importante que se criem meios para que as empresas possam ter uma melhor ligação entre a investigação universitária e o aproveitamento comercial”, defendeu, assumindo o compromisso, caso assuma a presidência do Governo dos Açores, de instalar no Faial um parque empresarial para empresas ligadas ao aproveitamento dos recursos do mar.

No final do discurso, Vasco Cordeiro recebeu das mãos do navegador solitário açoriano Genuíno Madruga a bandeira que esteve hasteada no mastro da embarcação em que realizou a última viagem à volta do mundo.

“É uma bandeira que tem um grande significado para mim”, afirmou Genuíno Madruga, que é o mandatário da candidatura socialista pelo círculo do Faial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados