Açoriano Oriental
Candidato do PS quer revitalizar economia da ilha Terceira e consolidar emprego
O cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral da Terceira às próximas eleições legislativas regionais nos Açores, Sérgio Ávila, elencou como prioridades para a ilha a revitalização da economia e a consolidação do emprego.
Candidato do PS quer revitalizar economia da ilha Terceira e consolidar emprego

Autor: Lusa/AO Online

 

“O futuro da nossa ilha passa por continuarmos a aplicar as medidas previstas no Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira, das quais aquelas que são da competência do Governo dos Açores já executámos ou temos em desenvolvimento em 81%”, salientou, referindo-se ao plano apresentado no início de 2015 para mitigar o impacto negativo da redução militar norte-americana na base das Lajes.

Sérgio Ávila falava na apresentação pública da lista do círculo eleitoral da ilha Terceira, que decorreu na quarta-feira à noite, na Praia da Vitória, e contou com a presença do líder regional do PS, Vasco Cordeiro.

Segundo o candidato socialista, o plano, que integra também medidas da responsabilidade do Governo da República e da administração norte-americana, passa por impulsionar uma nova economia, em que se inclui uma candidatura ao plano Junker para que o Porto da Praia da Vitória “possa fazer parte das autoestradas do mar” e ter enquadramento no transporte de mercadorias entre os continentes americano e europeu.

Sérgio Ávila disse que estão previstas também novas valências na base das Lajes, na área da ciência e da tecnologia, em articulação com o Governo da República e com universidades portuguesas e norte-americanas.

O candidato do PS considerou ainda que é preciso dar continuidade ao crescimento do turismo na ilha Terceira, aumentar o rendimento dos agricultores e reforçar as medidas de apoio social e de emprego.

“O primeiro desafio que tivemos foi de criar emprego, foi de baixar substancialmente o desemprego, foi de criar nos últimos dois anos mais 8.600 postos de trabalho [na região]. É também o momento de quem trabalha ter mais estabilidade no emprego, de ter um emprego mais duradouro, mais seguro e com melhor rendimento. É esse o passo seguinte que temos de dar”, salientou.

Natural da ilha Terceira, Sérgio Ávila, com 47 anos, é economista e vice-presidente do Governo Regional dos Açores, desde 2004.

Antes de integrar o Governo Regional, na altura liderado por Carlos César, foi deputado na Assembleia da República e presidente da autarquia de Angra do Heroísmo.

A lista do PS pelo círculo eleitoral da ilha Terceira, revelada a 04 de agosto, integra ainda o atual autarca da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, a professora Fátima Ferreira, proprietária de uma ganadaria na ilha Terceira, o deputado Francisco Coelho, ex-presidente da Assembleia Legislativa, e Berto Messias, atual líder da bancada parlamentar do PS.

Nas últimas eleições regionais, que se realizaram a 14 de outubro de 2012, o PS elegeu seis dos 10 deputados do círculo eleitoral da ilha Terceira, obtendo 47,57% dos votos.

A nível regional, o partido tem maioria absoluta, com 31 dos 57 deputados da Assembleia Legislativa dos Açores. O PSD conquistou 20 mandatos, o CDS-PP três e PCP, BE e PPM um deputado cada.

Nos Açores, onde o PS governa há 20 anos, há nove círculos eleitorais, coincidentes com cada uma das ilhas, e um círculo regional de compensação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados