Cancros de pele estão a aumentar

Regional /
Espanhóis já fazem praia a sério em San Sebastian

648 visualizações   

O número de cancros de pele tem vindo a aumentar e surgem dez mil novos casos anualmente, revelou a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, que alerta para o perigo dos solários e para os benefícios da prevenção.
 

No dia 9 de maio decorre em Portugal a iniciativa Dia do Euromelanoma 2012, uma campanha europeia para a prevenção do cancro cutâneo que tem como objetivo dar informação a todos os cidadãos sobre como prevenir a doença, como fazer um diagnóstico precoce e quais os tratamentos disponíveis.

Em declarações à Agência Lusa, o secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), entidade que em Portugal organiza o Dia do Euromelanoma, explicou que "o cancro de pele está a aumentar, mas o aumento não tem correspondido ao aumento da mortalidade”.

Osvaldo Correia revelou que “os números dos últimos anos são superiores a dez mil novos casos de cancro de pele anual” e que só em relação ao melanoma têm aparecido cerca de mil novos casos todos os anos.

“Temos um aumento do número, fruto muito provavelmente de comportamentos de exagero e das tais férias relâmpago e intermitentes, exposição de UV elevada, com exposição elevada em pouco tempo”, apontou Osvaldo Correia.

Em matéria de comportamentos de risco, o responsável da associação alertou para os perigos dos solários, lembrando que “são fontes de ultravioletas potentes” que aumentam “exponencialmente” o risco de cancro de pele.

“As pessoas têm de perceber que o solário está para a pele como o tabaco está para os pulmões. Nem toda a gente que fuma vai ter um cancro de pulmão e nem toda a gente que foi ao solário vai ter um cancro de pele, mas ninguém tenha dúvida de que o tabaco é um fator de risco para o cancro do pulmão, como o solário é um fator de risco muito importante para o cancro da pele”, alertou.

Osvaldo Correia apontou que as pessoas que fazem solário têm de ter especiais cuidados e particular atenção à alteração dos sinais da pele ou ao aparecimento de novos, sublinhando que quando se trata de alguém de pele clara, olho claro ou cabelo claro a atenção deve ser redobrada.

Diário de Notícias Dinheiro Vivo Jornal de Notícias Notícias Magazine O Jogo TSF Volta ao Mundo Açoriano Oriental DN Madeira Jornal do Fundão