Açoriano Oriental
Canceladas ligações marítimas de passageiros no grupo central
A empresa pública de transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores, Atlânticoline, cancelou hoje toda a operação prevista entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge devido à agitação marítima.

Autor: Lusa/AO Online

“Fomos forçados a cancelar a operação da linha verde prevista para esta data”, refere a Atlânticoline em comunicado, lamentando o transtorno que este cancelamento possa causar aos passageiros.

Fonte da Atlânticoline adiantou à Lusa que estava prevista para hoje entre as três ilhas do grupo central do arquipélago um total de oito ligações marítimas.

Relativamente às ilhas do Corvo e das Flores, no grupo ocidental, a mesma fonte referiu que a próxima ligação marítima, programada a bordo da lancha Ariel, decorrerá no sábado de manhã, caso as condições meteorológicas o permitam.

“A segurança da nossa operação é e será sempre a nossa prioridade”, frisa o comunicado da Atlânticoline.

Já o transporte aéreo de passageiros entre as ilhas dos Açores está a decorrer com normalidade, referiu o porta-voz da companhia aérea SATA.

Os Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão hoje sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de vento, chuva e agitação marítima.

O aviso laranja, para o grupo central do arquipélago (ilhas do Faial, São Jorge, Graciosa, Terceira e Pico), vigora entre as 15:00 e as 24:00 de Lisboa (menos uma hora nos Açores), quando são previsíveis rajadas de vento na ordem dos 120 quilómetros/hora.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e é considerada uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Para este dia, o IPMA emitiu ainda para as cinco ilhas avisos amarelo para chuva e agitação marítima, podendo as ondas chegar aos sete metros.

As duas ilhas do grupo ocidental, Corvo e Flores, estão igualmente sob aviso laranja para vento, até às 24:00, com rajadas que podem chegar aos 120 quilómetros/hora, e agitação marítima com ondas a partir dos sete metros, aumentando para nove metros a partir do final do dia.

Estas ilhas estão também sob aviso amarelo para chuva ao longo do dia de hoje.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados