Açoriano Oriental
Campanha para as legislativas regionais arranca amanhã
A campanha eleitoral para as regionais dos Açores arranca no domingo com a participação de 13 forças políticas que vão disputar os 57 lugares da Assembleia Legislativa.
Campanha para as legislativas regionais arranca amanhã

Autor: Lusa/AO Online

A campanha termina no dia 14, sexta-feira, e no domingo seguinte cerca de 228 mil eleitores são chamados a votar.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Nos Açores, há dez círculos eleitorais, nove coincidentes com cada uma das ilhas e outro de compensação (que junta os votos que não permitiram eleger deputados nos círculos de ilha).

Das 13 forças políticas, apresentaram pela primeira vez candidatura o MAS - Movimento Alternativa Socialista, o Partido Democrático Republicano (PDR), o PURP - Partido Unido dos Reformados e Pensionistas e o Livre.

Concorrem também todos os partidos com assento no parlamento regional - PS, PSD, CDS-PP, CDU, BE e Partido Popular Monárquico – e, ainda, o PAN – Pessoas-Animais-Natureza, o Partido da Terra (MPT) e o PCTP-MRPP.

PS, PSD, BE, CDU, PDR, MPT e PAN têm candidaturas em todos os círculos eleitorais. O CDS-PP não se apresenta ao Corvo, enquanto o PPM não entregou lista pelo círculo das Flores, onde apoia o cabeça de lista centrista.

O PCTP-MRPP concorre na Terceira, Faial, São Jorge, Santa Maria, Pico, São Miguel e compensação.

Em São Miguel e no círculo de compensação entregaram igualmente listas o PURP e o MAS, duas estreias nas regionais, enquanto o Livre, também uma novidade nestas eleições, soma àqueles dois círculos a candidatura pelo Pico.

No total, as forças políticas preveem gastar nas eleições regionais quase 1,9 milhões de euros, de acordo com os orçamentos de campanha disponibilizados na página da Internet do Tribunal Constitucional pela Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.

O PS é o partido que tem a maior fatia, cerca de um milhão de euros, seguido do PSD, com 450 mil euros. O MAS é o partido que prevê gastar menos, 500 euros no total.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta (49,02%) e elegeu 31 deputados, seguido do PSD, com 20 mandatos (33,01%) e CDS-PP com três (5,67%). BE (2,25%), CDU (1,9%) e PPM (0,08%) elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados