Açoriano Oriental
Campanha dos tunídeos retomada em outubro nos Açores
A campanha dos tunídeos, suspensa em agosto nos Açores devido à interrupção da passagem de atuns pelos mares do arquipélago, foi retomada no início deste mês, com a pesca de voador, patudo e bonito.
Campanha dos tunídeos retomada em outubro nos Açores

Autor: Lusa/AO online

Segundo revelou hoje fonte do Programa de Observação para as Pescas dos Açores (POPA), alterações na rota migratória dos tunídeos no Atlântico permitiram a realização de capturas a partir dos primeiros dias de outubro nas áreas das ilhas de Santa Maria, Faial e Pico.

O “regresso” dos tunídeos aos mares açorianos levou já ao retorno ao arquipélago de, pelo menos, cinco embarcações que se tinham deslocado para a Madeira, adiantou a mesma fonte.

A quebra de rendimentos da safra do atum, devido sobretudo à ausência do patudo e do bonito nas águas das ilhas nos últimos dois meses, refletiu-se num recuo da pesca descarregada nos portos açorianos de 19 por cento até setembro.

Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), nos primeiros nove meses do ano, o volume de pescado entregue em lota no arquipélago caiu de 14,4 mil para 11,7 mil toneladas, em resultado da quebra de capturas da campanha dos tunídeos, iniciada em fevereiro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados