Câmara de Vila do Porto aprova orçamento de 8,5 ME para 2016

Câmara de Vila do Porto aprova orçamento de 8,5 ME para 2016

 

Lusa/AO online   Regional   20 de Nov de 2015, 17:11

O orçamento para 2016 da Câmara Municipal de Vila do Porto totaliza 8,5 milhões de euros, mais 800 mil euros do que em 2015, e foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, o social-democrata Carlos Rodrigues adiantou à agência Lusa que “toda a oposição se absteve” (PS e CDU) na votação do orçamento municipal para o próximo ano e apenas o PSD votou a favor.

O documento hoje aprovado reserva 4,1 milhões de euros para ordenados, despesas de funcionamento e apoio a associações e clubes locais e 4,4 milhões para obras e delegação de competências, nomeadamente com as juntas de freguesia, que no próximo ano vão receber cerca de 200 mil euros.

Em 2016 a única câmara municipal na ilha de Santa Maria vai “investir fortemente na regeneração urbana”, tendo reservado um milhão de euros para intervir no saneamento básico e rede pública de água na zona do aeroporto, concretamente fora do bairro habitacional, porque “dentro é responsabilidade do Governo Regional”.

Além disso, a câmara liderada pelo PSD tenciona requalificar a praça do município, investindo 900 mil euros, sendo que o projeto de arquitetura “está pronto há dois anos, mas, por falta de cabimento orçamental, nunca avançou”.

Carlos Rodrigues referiu ainda que está previsto investir na melhoria do abastecimento de água na zona de Santo Espírito.

Apesar de não ser uma competência direta do município, o autarca adiantou que estão reservados 90 mil euros no orçamento do próximo ano para apoio habitacional, ao nível de pequenas reparações, uma verba que “será reforçada na revisão do orçamento prevista para abril”.

O autarca mariense manifestou ainda esperança que, em 2016, a câmara, em parceria com a empresa Eletricidade dos Açores (EDA), possam alterar para ‘led’ a iluminação pública em Vila do Porto reduzindo custos, dado que “o município paga anualmente à Elétrica açoriana 400 mil euros”.

A Câmara Municipal de Vila do Porto tem atualmente 101 funcionários.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.