Açoriano Oriental
Câmara de Ponta Delgada estima prejuízos de um milhão de euros
O presidente da Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, estimou hoje que o mau tempo ocorrido a semana passada terá provocado estragos de um milhão de euros no concelho, sem contabilizar o porto e a igreja de São Roque.
Câmara de Ponta Delgada estima prejuízos de um milhão de euros

Autor: Lusa/AO Online

“Apontamos para um milhão de euros o valor dos prejuízos verificados em Ponta Delgada devido ao mau tempo, valor que já foi comunicado ao Governo Regional dos Açores”, afirmou José Manuel Bolieiro, em resposta aos vereadores da oposição durante a última reunião de Câmara em 2015, que foi aberta ao público.

Na terça-feira, o Governo dos Açores estimou em 15 milhões de euros os danos provocados pelo mau tempo que, na semana passada, assolou várias ilhas do arquipélago, e anunciou apoios para fazer face aos prejuízos.

No documento enviado ao Governo Regional com os prejuízos ocorridos no concelho de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro destacou a “vertente de médio prazo e de caráter preventivo”, avaliada em 500 mil euros, que implica intervenções em dois locais junto à orla costeira.

“Nós identificamos algumas fragilidades, nomeadamente na Avenida do Mar e nas Areias do Borralho, que nos vão permitir assegurar, espero eu, em boa cooperação com o Governo Regional porque se trata da orla marítima, podermos estudar soluções para minimizar o galgamento do mar”, afirmou José Manuel Bolieiro, salientando que as freguesias mais afetadas pela intempérie foram São Roque, Livramento e Relva.

O autarca destacou, também, uma vertente mais imediata que passou pela limpeza e recuperação de vias, auxílio em habitações e pela cooperação com as juntas de Freguesia para apoio às famílias vítimas da intempérie, designadamente “ao nível das condições habitacionais mais emergentes e de pobreza extrema”.

José Manuel Bolieiro referiu que, além do registo de um morto na freguesia de São Roque, em Ponta Delgada, devido ao mau tempo, também um colaborador da autarquia ficou ferido e está hospitalizado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados