Ambiente

Câmara da Ribeira Grande inicia recolha de óleos usados domésticos

Câmara da Ribeira Grande inicia recolha de óleos usados domésticos

 

Lusa / AO online   Regional   20 de Ago de 2010, 18:15

A Câmara da Ribeira Grande iniciou esta sexta-feira a distribuição dos primeiros 14 ‘oleões’ para recolha de óleos usados domésticos em todas as freguesias deste concelho da costa norte de S. Miguel, Açores.
Os ‘oleões’, com capacidade para 360 litros, estão a ser colocados junto aos ‘ecopontos’ existentes nas várias freguesias do concelho.

A autarquia, que já promove a recolha de vidro, papel, metal, plásticos e monstros (objectos de maiores dimensões, como electrodomésticos), passa a partir de agora a recolher também os óleos alimentares usados domésticos.

Estes óleos devem ser colocados nos ‘oleões’ dentro de garrafas de plástico devidamente fechadas.

O início deste processo de recolha terá um impacto significativo ao nível da preservação do ambiente, já que os óleos alimentares usados são habitualmente lançados nos sistemas de drenagem de águas residuais ou colocados no lixo comum, contaminando a água e os solos.

Os óleos recolhidos nos ‘oleões’ serão transformados em Biodiesel, sendo parte deste combustível posteriormente utilizada nas viaturas da autarquia.

A Câmara da Ribeira Grande pretende, num futuro próximo, reforçar o número de ‘oleões’ existente no concelho, especialmente nas freguesias com maior densidade populacional.

A autarquia tem vindo a apostar na triagem e recolha selectiva de resíduos, dispondo o concelho de 98 ‘ecopontos’, bem como na recolha selectiva de resíduos junto de hotéis, restaurantes e cafés.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.