Açoriano Oriental
Câmara da Horta vai deixar de gerir centro de processamento de resíduos do Faial

A Câmara Municipal da Horta, nos Açores, vai deixar de gerir o centro de processamento de resíduos do Faial, que passará a ser explorado por uma empresa privada, anunciou hoje o diretor regional do Ambiente.

Câmara da Horta vai deixar de gerir centro de processamento de resíduos do Faial

Autor: Lusa/AO online

Segundo explicou Hernâni Jorge em declarações à Lusa, o Governo Regional lançou um concurso público para a concessão do centro de processamento de resíduos, que foi ganho pela Resiaçores, uma empresa que gere atualmente os centros de processamentos de resíduos das ilhas Terceira, Pico, Flores, Corvo e Santa Maria.

"Esse procedimento já se encontra em fase de contratação e o contrato será submetido, em breve, a visto do Tribunal de Contas", adiantou o diretor regional do Ambiente, indicando que o concurso terá um prazo de cinco anos e um valor base de 2,4 milhões de euros.

O centro de processamento de resíduos do Faial foi inaugurado em fevereiro de 2015 e começou a ser explorado pela Câmara da Horta, que já na altura era o único município açoriano que geria uma estrutura daquele género.

O processo não foi, no entanto, pacífico e deu mesmo origem a queixas sobre a alegada falta de condições de higiene e de trabalho para os funcionários que desempenhavam funções naquela estrutura, situada na Fajã da Praia do Norte.

José Leonardo Silva, presidente da autarquia, admitiu, em declarações aos jornalistas, ter apresentado uma proposta de valor superior para que o município pudesse continuar a explorar o centro de processamento de resíduos, mas espera agora que a empresa privada proceda a melhorias no serviço.

"A Câmara também concorreu, fez as suas contas, achou que o valor devia ser superior e, portanto, vamos agora trabalhar em conjunto para que o centro de processamento de resíduos funcione, implementando alguma melhoria, que a nível empresarial poderá ser feita no sentido de valorizar os nossos resíduos", destacou o autarca.

O centro de processamento de resíduos do Faial dispõe de um ecocentro, onde são depositados seletivamente os resíduos recolhidos na ilha e triados os resíduos valorizáveis, um centro de valorização orgânica por compostagem e uma estação de transferência, com vista ao encaminhamento dos resíduos não recicláveis para valorização energética ou eliminação.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados