Açoriano Oriental
Cacho de uvas vendido por valor recorde no Japão
Um cacho de uvas de uma variedade que só se cultiva no Japão foi adquirido esta quinta-feira num leilão no país asiático por 1,1 milhões de ienes (9.840 euros), o valor mais elevado até à data.

Autor: Lusa/AO online

 

O cacho pertencia à casta Ruby roman, que apenas se cultiva em Ishikawa (oeste), foi vendido no primeiro leilão da temporada de 2016 no mercado de Kanazawa, capital daquela região, segundo a agência japonesa Kyodo.

O cacho de uvas, um dos 46 leiloados este ano, foi adquirido por um supermercado de Hyogo, no oeste do arquipélago, que em maio passado também desembolsou o valor recorde de 3 milhões de ienes (26.800 euros) na compra de dois melões de Yubari, no norte do país asiático.

A fruta será exposta no supermercado e repartida gratuitamente com os seus clientes, disse o agente do estabelecimento encarregado de realizar a compra, Takamaru Konishi, de 37 anos, em declarações à Kyodo.

A Ruby roman, considerada a variedade de uva de mesa mais cara do mundo, vende-se no mercado desde 2008, ano em que o primeiro cacho da época atingiu 100.000 ienes (890 euros).

Caracterizada pela intensa cor vermelha e grande dimensão, os cachos não são comercializados a menos que cada uva pese 20 gramas ou mais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados