Açoriano Oriental
Ambiente
Cachalote que apareceu morto vai ser 'laboratório' para os cientistas
Os investigadores do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, em conjunto com os técnicos do Parque Natural do Faial da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, estão a efectuar trabalhos de necropsia e colheita de amostras para trabalhos científicos num cachalote que apareceu morto à entrada do Canal Faial-Pico.
Cachalote que apareceu morto vai ser 'laboratório' para os cientistas

Autor: Rui Jorge Cabral
Os cientistas delimitaram uma área à volta do cachalote e alertaram para a possibilidade de libertação de cheiros intensos e desagradáveis, mas que não constituem perigo para a saúde pública.

Segundo o GACS, o cachalote que apareceu morto tem oito metros de comprimento, pesa cerca de 20 toneladas e a investigação científica permitirá recolher informações sobre a contaminação bacteriológica e a degradação dos tecidos em meio marinho.

Os trabalhos de transporte do cachalote estão a ser coordenados pela Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores, coordenada pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, com a colaboração da Administração Portuária, que rebocou o animal até ao local dos trabalhos e da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, que procedeu ao transporte do cachalote em terra.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados