Açoriano Oriental
Cabeça de lista do BE pela Graciosa quer atrair mais jovens para a ilha
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo da Graciosa nas eleições regionais de 16 de outubro quer atrair mais jovens à ilha, que considera estar "envelhecida e esquecida pelos governantes".

Autor: Lusa/AO Online

 

“Se for eleito, pretendo trabalhar para ajudar a fixar mais jovens numa ilha que está envelhecida e bastante esquecida”, disse Ricardo Toste à agência Lusa, acrescentando que, “nas últimas décadas, a Graciosa perdeu muita população, tornando-se numa ilha de idosos”.

Ricardo Toste, 45 anos, mecânico de manutenção e natural da ilha Terceira, repete a candidatura de 2012 pelo BE, partido do qual é militante desde 2001.

O candidato, residente em Angra do Heroísmo, diz ser possível, nestas eleições, assegurar um deputado bloquista pela Graciosa, o que, no seu entender, permitiria “colocar novamente a ilha no mapa dos Açores”.

“Há condições e acredito que será possível eleger um deputado bloquista pela Graciosa. Os sucessivos governos regionais liderados pelo PS têm posto de lado as ilhas mais pequenas do arquipélago. É tempo de dizer basta”, defendeu Ricardo Toste.

O cabeça de lista garantiu que “o BE será a voz” dentro do parlamento regional para defender as ilhas de menor dimensão e fazer cumprir “as promessas eleitorais que, depois da campanha, ficam esquecidas”.

Nos Açores, onde o PS governa há 20 anos, há nove círculos eleitorais, coincidentes com cada uma das ilhas, e um círculo regional de compensação.

O BE elegeu deputados pela primeira vez para a Assembleia Legislativa Regional em 2008, alcançando então dois mandatos que viu reduzidos a um nas eleições de 2012. Nas duas ocasiões, os parlamentares foram eleitos pelo círculo de compensação.

Neste último sufrágio, o PS conquistou 31 dos 57 lugares do parlamento regional, enquanto o PSD, o maior partido na oposição, obteve 20 mandatos. O CDS-PP tem três deputados, enquanto BE, PCP e PPM conseguiram um mandato cada.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados