Açoriano Oriental
50ª edição do SATA Rallye decorre entre 4 e 6 de junho
A 50.ª edição do SATA Rallye Açores foi apresentada esta sexta-feira na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL), prova que decorrerá entre 4 e 6 de junho e voltará a contar para o Campeonato Europeu de Rali.
50ª edição do SATA Rallye decorre entre 4 e 6 de junho

Autor: Lusa/AO online

A histórica prova açoriana, quarta etapa do campeonato europeu, que no ano passado foi vencida pelo português Bernardo Sousa (Ford Fiesta), terá início no dia 4 de junho, com uma prova de qualificação, que definirá a ordem de partida dos pilotos, e com o 'shakedown', derradeiro teste para pilotos e máquinas antes das classificativas.

Também no dia 4 será corrida a primeira seção da primeira etapa, que contará com os primeiros três troços cronometrados. No dia seguinte, a primeira etapa contínua, correndo-se a segunda e terceira secções, com quatro classificativas cada.

Para o dia 6 de junho está reservada a última etapa do rali, com mais duas secções de três classificativas, perfazendo assim um total de 17 superespeciais.

Ainda antes dos dias a 'valer', os dias 2 e 3 de junho estão reservados para os pilotos fazerem os reconhecimentos dos troços, antes da tradicional apresentação da cerimónia realizada no centro da cidade de Ponta Delgada.

Além da categoria principal do campeonato europeu (ERC), a edição de 2015 do rali dos Açores volta a dar destaque às futuras promessas da modalidade contando também com a FIA Junior European Rally Championship (ERC Junior), prova destinada a pilotos nascidos após o ano de 1988 que nunca tenham competido no campeonato do mundo (WRC) ou europeu (ERC).

Para lá da componente desportiva, o Rali dos Açores tem assumido uma importância cada vez maior na projeção turística da região, prevendo a organização um retorno que ronda os 11 milhões de euros.

A popularidade da prova açoriana tem vindo a crescer ao longo dos anos, em especial desde que é alvo de transmissão televisiva, ocupando, segundo dados fornecidos pela organização, o terceiro lugar do 'ranking' das provas com maior retorno mediático do calendário do europeu de ralis.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados