Açoriano Oriental
Bruxelas lança debate sobre reforma do IVA e apresentará propostas no final de 2011
A Comissão Europeia lançou hoje uma consulta pública sobre a maneira de melhorar o sistema do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) da União Europeia, com vista à reforma do atual sistema, que considera desatualizado e demasiado complexo.

Autor: Lusa / AO online

De acordo com Bruxelas, que conta apresentar propostas dentro de um ano, o IVA foi introduzido na UE há mais de 40 anos, "numa altura em que o mercado era muito diferente do de hoje" e, "apesar dos esforços feitos ao longo dos anos", de modernização e simplificação, "é incontestável que o sistema atual já não responde às necessidades de uma economia moderna movida pelos serviços e baseada na tecnologia".

"A complexidade do atual sistema de IVA cria custos e sobrecargas inúteis para os contribuintes e para as administrações, bem como obstáculos ao mercado interno. Além disso, em razão de algumas fragilidades que lhe são inerentes, o sistema de IVA é vulnerável à fraude e à evasão. Por conseguinte, é imprescindível proceder a uma revisão fundamental do sistema de IVA", sustenta o executivo comunitário.

Para a Comissão, esta é a altura certa para proceder a uma revisão do sistema de IVA, já que "a situação económica atual destacou a importância do papel que o IVA desempenha ao garantir a estabilidade e o crescimento económicos", e "estudos económicos mostram que os impostos de consumo estão entre os impostos mais favoráveis ao crescimento, e um sistema sólido de IVA poderia contribuir para a revitalização económica da Europa".

Além disso, aponta Bruxelas, um sistema forte de IVA "pode tornar-se ainda mais importante pelo facto de a recessão e o envelhecimento da população afetarem outras fontes de receita".

O objetivo da consulta, aberta até 31 de maio de 2011, é, segundo a Comissão, "dar a todas as partes interessadas a possibilidade de expressarem as suas ideias e opiniões sobre os problemas que atualmente existem em matéria de IVA, e como resolvê-los", garantindo Bruxelas que as levará em linha de conta quando definir as prioridades do futuro sistema de IVA, numa comunicação que apresentará em finais de 2011.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados