UE/Pescas

Bruxelas estabelece preços de referência do peixe para 2012

Bruxelas estabelece preços de referência do peixe para 2012

 

Lusa/AO online   Economia   16 de Nov de 2011, 13:39

A Comissão Europeia divulgou a tabela de preços de referência do peixe, para 2012, e que prevê, por exemplo, uma descida no preço da tonelada de pescada fresca e uma subida no da congelada.
No próximo ano, o preço de referência da pescada fresca desce 2,5 por cento, para os 3 235 euros por tonelada, e o da sardinha baixa 1,0 por cento, para os 568 euros a tonelada, enquanto o carapau - conforme a subespécie - custará mais 2,5 ou 3,0 por cento, para 328 ou 294 cada tonelada.

A pescada é uma das quatro excepções à regra da subida dos preços de referência do peixe branco fresco, que aumenta entre 1,0 e 3,0 por cento.

Já nas espécies pelágicas (de alto mar) - que Bruxelas sustenta estarem sob uma grande procura para exportação - a subida situa-se entre os 1,5 e os 3 por cento, incluindo-se a sardinha nas três excepções cujo preço baixa.

Para todo o peixe congelado, a Comissão Europeia estipula aumentos entre 1,0 e 3,0 por cento, em relação a 2011.

A tabela de referência proposta é baseada na média dos preços de mercado dos Estados-membros nos últimos três anos.

Outros factores são também tidos em conta, como a procura no mercado, as tendências da produção, os interesses dos consumidores e a necessidade de evitar a retirada de produtos de pesca do mercado.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.