Açoriano Oriental
Bruxelas destina 600 mil euros a 12 PME portuguesas inovadoras
Doze Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas encontram-se entre as selecionadas pela Comissão Europeia para financiamento no quadro do programa "Horizonte 2020", recebendo cada 50 mil euros, anunciou hoje o executivo comunitário.
Bruxelas destina 600 mil euros a 12 PME portuguesas inovadoras

Autor: Lusa/AO Online

 

No âmbito da fase 1 do chamado “instrumento PME” do programa Horizonte 2020 - o maior programa de investigação e inovação da UE -, a Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas recebeu 1.938 propostas de projetos de 40 países, tendo selecionado um total de 189 empresas inovadoras de 24 países para um financiamento total de 9,1 milhões de euros, revelou hoje a Comissão Europeia.

Entre as PME escolhidas encontram-se 12 portuguesas – de Aveiro, Borba, Cantanhede, Coimbra, Lisboa, Porto, Torres Vedras e Rio Caldo – que receberão no total 600 mil euros, para financiar estudos de viabilidade de novos produtos disruptivos no mercado, podendo igualmente beneficiar de orientação empresarial («coaching»).

Apontando que Instrumento PME “financia projetos mais pequenos, mais inovadores e mais arriscados”, o comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, comentou que se trata por isso de “um instrumento altamente competitivo, em que as empresas portuguesas têm que competir com as melhores empresas da Europa”.

“Com estes resultados, são agora 49 as PME portuguesas a beneficiarem deste instrumento específico para as PME (fase 1) ao abrigo do Horizonte 2020 num montante de 2,3 milhões de euros, o que demonstra a capacidade inovadora do tecido empresarial português”, sublinhou o comissário português.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados