Açoriano Oriental
Bruxelas cria observatório para o mercado do leite
A Comissão Europeia lançou um Observatório Europeu para o Mercado do Leite para monitorizar o setor e facilitar a adaptação ao novo sistema, com o fim do regime de quotas de produção leiteira, em 2015.
Bruxelas cria observatório para o mercado do leite

Autor: Lusa/AO online

 

O observatório irá fornecer dados e análises de mercado, para além de ter como missão a divulgação de relatórios de perspetivas de curto prazo e de médio prazo.

O conselho económico do observatório, composto por representantes do mercado do leite, irá reunir regularmente para discutir os dados e acrescentar informação relevante e perspetivas que não são imediatamente percetíveis nas estatísticas.

As reuniões terão como resultado relatórios a divulgar publicamente, sendo também públicas e consultáveis através da Internet as análises das tendências do mercado do leite, o equilíbrio entre a oferta e a procura, os custos de produção e as perspetivas do mercado.

Com fim do sistema das quotas de leite, previsto para 31 de março de 2015, é criado um novo contexto para os operadores do setor.

A Comissão Europeia já criou uma série de instrumentos – nomeadamente com a promoção da cooperação entre produtores e a criação de uma rede de segurança – para o novo regime.

As quotas de produção de leite vigoram, na União Europeia, desde 1984.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados