Açoriano Oriental
Brunel vence em Lisboa a sétima etapa da Volvo Ocean Race
O holandês Brunel venceu esta quarta-feira a sétima etapa da Volvo Ocean Race (VOR), sendo o primeiro dos seis veleiros que disputam a maior regata de circum-navegação com escalas a chegar a Lisboa.
Brunel vence em Lisboa a sétima etapa da Volvo Ocean Race

Autor: Lusa/AO Online

 

O veleiro do 'skipper' holandês Bouwe Bekking, que ocupa o terceiro lugar na regata, chegou à doca de Pedrouços às 06:09 de hoje, proveniente de Newport, nos Estados Unidos, de onde partiu no dia 17 de maio.

O Brunel foi o primeiro a completar as 2.800 milhas náuticas (5.185 quilómetros) da etapa que marca o regresso da frota da VOR à Europa, em nove dias, 11 horas, nove minutos e 49 segundos.

Na segunda vitória em etapas na presente edição da VOR, o Brunel, que já tinha vencido a segunda, entre a Cidade do Cabo e Abu Dhabi, conquistou uma vantagem de pouco mais de 20 minutos sobre o espanhol Mapfre, comandado por Iker Martínez.

O veleiro turco-americano Alvamedica, de Charlie Enright, foi o terceiro na etapa, cruzando a ‘linha’ de chegada lisboeta em nove dias, 12 horas, 50 minutos e 49 segundos, gastando menos 55 segundos do que o chinês Dongfeng, liderado pelo francês Charles Chaudrelier.

Um pouco mais distante da capital portuguesa, a cerca de seis milhas náuticas, está ainda o líder da regata à volta do mundo, o Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos, comandado pelo britânico Ian Walker, que, mesmo terminando em sexto, vai permanecer no primeiro lugar da VOR, apesar da aproximação de Brunel e Dongfeng.

O sueco SCA, que tem uma tripulação exclusivamente feminina comandada pela britânica Sam Davies, segue na sexta posição da etapa, ainda a 11 milhas náuticas da chegada.

A frota da VOR vai permanecer até 07 de junho em Lisboa, onde vai disputar uma regata costeira no próximo dia 06, véspera da zarpar para a cidade francesa de Lorient, onde termina a oitava etapa, na qual já vai participar o dinamarquês Vestas (52), do australiano Chris Nicholson, que vai retomar a prova depois da reparação no barco danificado na segunda etapa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados