Brasil e Portugal dão "passo importante" para instalar centro de investigação nos Açores

Brasil e Portugal dão "passo importante" para instalar centro de investigação nos Açores

 

AO/Lusa   Regional   1 de Nov de 2016, 16:49

Portugal e o Brasil vão assinar em abril um convénio para criar uma rede científica atlântica que será um passo importante para a instalação um centro de investigação internacional nos Açores, disse hoje à Lusa o ministro da Ciência.

 

Manuel Heitor, que está em Brasília no âmbito da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realçou que o compromisso político para a definição desta estratégia, que pretende criar uma agenda científica centrada no Atlântico, foi dado hoje de manhã, num encontro bilateral que manteve com o seu homólogo brasileiro, Gilberto Kassab.

“O mais importante foi o facto de o ministro ter confirmado o interesse do Brasil de querer cofundar com Portugal o centro internacional dos Açores, em estreita articulação com a comunidade científica e as instituições brasileiras, de uma forma também para melhor integrar o Atlântico norte e o Atlântico sul, numa rede que [irá incluir] os Açores e certamente as ilhas brasileiras de Fernando Noronha e de São Pedro e São Paulo”, revelou o ministro.

Manuel Heitor salientou que os dois países, “juntamente com Cabo Verde”, poderão “fazer uma cooperação única a nível atlântico”.

“Convidamos os ministros da Ciência de todos os países atlânticos a assinar este convénio em abril”, sublinhou.

Depois da assinatura do convénio, será a vez de o Brasil receber em junho a primeira semana de ciência Brasil-Portugal, que “irá decorrer em várias cidades brasileiras e que dará mais um passo na cooperação científica em todas as áreas do conhecimento” entre os dois países, disse o governante.

“Foi também referido o interesse do Brasil continuar a trabalhar e reforçar a cooperação com Portugal na área das nanociências, computação científica, da ciência aberta e da cultura científica”, acrescentou.

O Governo pretende instalar nos Açores um Azores International Research Center (AIR Center), para criar no arquipélago “uma plataforma internacional dedicada a atividades de Investigação & Desenvolvimento, e desenvolvimento empresarial nas áreas do clima, alterações climáticas, Terra, espaço e oceanos”.

Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se na segunda-feira e hoje em Brasília, na XI Conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, dedicada à Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.